São Leopoldo

Ouriço-cacheiro é avistado no Parque Imperatriz, em São Leopoldo

Mais um mamífero de médio porte foi visualizado no Parque Imperatriz. Na quarta-feira, 23 de junho, um é um ouriço cacheiro (Coendou spinosus) foi avistado por uma servidora que trabalha no local.

De acordo com o chefe do Jardim Botânico do Parque Imperatriz, Eduardo Rossetto, o fato chamou atenção. “O sabemos é que se trata de um animal que, costumeiramente, é arborícola e noturno. O fato de termos encontrado ele circulando pelo chão em pleno dia sugere que ele esteja, ou esteve submetido há algum estresse”, apontou.

O biólogo também recordou, que em 2020 um ouriço resgatado pelo Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) da Guarda Civil Municipal (GCM) e solto parque. “Talvez, seja o mesmo indivíduo que por conta dessa ‘mudança de hábito’ desenvolveu outras características”, disse.

Ouriço-cacheiro (Coendou spinosus)

  • Habitat: Florestas.
  • Hábito de vida: Arborícolas e noturnos.
  • Características gerais: De orelhas curtas e olhos grandes e cauda aproximadamente do tamanho do corpo, o Ouriço-cacheiro se faz presente nas copas das árvores do nosso Estado. Utiliza sua cauda preênsil para se locomover por entre os galhos. Sua pelagem, de dorso cinza amarelada e ventre variando de amarelo à marrom-acinzentado, possui pelos rígidos (espinhos) e pelos longos e finos, que podem esconder os espinhos. Alimentam-se de folhas, flores, frutas e até cortiça. Durante o dia podem ser encontrados imóveis no topo das árvores. Informações obtidas através do Fauna Digital, um projeto de extensão da UFRGS, associado ao Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal (PPG-BAN) UFRGS.
Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo