Rio Grande do Sul

Usina Hidrelétrica Foz do Prata será construída entre Veranópolis e Nova Roma do Sul

O prefeito de Veranópolis Waldemar De Carli, acompanhado pela assessora jurídica Fabiane Mercalli, recebeu em seu gabinete, nesta quinta-feira (24), representantes da Creral – Cooperativa Regional de Eletrificação Rural do Alto Uruguai, para a apresentação do projeto da UHE – Usina Hidrelétrica Foz do Prata, a ser construída no Rio da Prata, entre os municípios de Veranópolis e Nova Roma do Sul.

Com investimento estimado em R$ 300 milhões, o projeto já está com o termo de referência do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto do Meio Ambiente (EIARIMA) aprovado na Fepam e neste mês o órgão emitiu a autorização para manejo da fauna silvestre. “Com esta autorização já podemos começar o levantamento a campo e até abril de 2022 pretendemos protocolar na Fepam a solicitação da licença prévia (LP)”, complementa Alderi.

O presidente da Creral, Alderi do Prado, explicou que a UHE Foz do Prata terá potência instalada de 49,3 MW com característica de PCH – Pequena Central Hidrelétrica, sendo que na casa de força principal serão 45 MW e na casa de força complementar junto ao pé do barramento serão mais 4,3 MW.

A Foz do Prata é a primeira UHE da Creral, cooperativa de eletrificação rural com mais de 50 anos de existência, e há 20 anos atuando na geração através de PCHs, CGHs, UTE e UFVs. Neste ano a cooperativa está construindo usinas solares nos estados do Rio Grande do Sul e São Paulo e mais três CGHs em Santa Catarina. Atualmente opera com duas usinas próprias e outras cinco usinas em sociedade com investidores.

Botão Voltar ao topo