Caxias do Sul

Cultura divulga exposição “Fêmur Cicatrizado”, de Terezinha Finger Fiorio

O trabalho estará exposto na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim

Inaugura na terça-feira (06/07), a exposição da artista florense Terezinha Finger Fiorio, chamada “Fêmur Cicatrizado”, na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim. Essa mostra está sendo apresentada ao público pela primeira vez, contando com a colaboração da consultora de arte Claudete Matias.

Este trabalho partiu da investigação de um processo de pesquisa que a antropologia chamou de Fêmur Cicatrizado. Como a própria expressão revela, é o momento em que o ser humano descobre que o cuidar, mesmo que em uma circunstância severa, pode resultar em cura. Conforme descoberta em um sítio arqueológico, a comprovação de uma regeneração tão importante como o fêmur, serve como analogia do poder que cada um traz dentro de si para encontrar um tratamento quando abalado emocionalmente. Isso dá às civilizações motivos concretos para acreditar que o amor pelo próximo muda a geografia do mundo.

Pequenos gestos no nosso cotidiano – como ouvir, falar, olhar para alguém – sinalizam o núcleo criativo da exposição, entre outros temas que devem ser caros a cada indivíduo na busca da depuração da própria alma. Em tempos de distanciamento, o olhar atento e amoroso para o que há de melhor na humanidade nunca foi tão importante. A obra de arte eterniza essa busca, ajudando-nos a sobreviver em meio a tantos apelos de ordem menor.

Os traços viscerais que caracterizam as obras da artista permanecerão presentes por longo tempo na memória afetiva do espectador, na certeza de que os ensinamentos do cuidar recebem o carimbo das várias gerações que nos antecederam. Com suas pinceladas fortes e produção intensa e variada, Terezinha coloca o exercício de pintar como uma busca constante de aperfeiçoamento técnico, ampliando suas narrativas visuais. Suas obras já fazem parte de grandes coleções particulares, espalhadas pelo país.

FÊMUR CICATRIZADO
Período – De 6 de julho a 30 de julho de 2021
Onde – Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim
Rua Dr. Montaury 1333- Centro – Caxias Do Sul
Horário – De segunda-feira a sexta-feira das 08h às 18h
Sábados das 10h às 16h – ENTRADA FRANCA

Contatos:
Tere Finger (54) 99116.6142
Claudete Matias (54) 99605.6428

Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo