Cidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

Pelotas terá Memorial às Vítimas da Covid-19 em forma de bosque

Proposta também prevê um Painel da Gratidão

Em reunião virtual realizada nesta quarta-feira (30), a prefeita de Pelotas Paula Mascarenhas, vereadores e familiares de pessoas que perderam a vida em decorrência da Covid-19, estiveram reunidos.

O tema do encontro foi a construção de um memorial para homenagear as vítimas e deixar esse registro para as futuras gerações. A ideia inicial é de que seja feito um memorial em forma de bosque com o plantio de uma árvore para cada pessoa vitimada pela doença no município.

Ao se solidarizar com as famílias, Paula reiterou a importância da homenagem. ”A pandemia nos trouxe muita dor, muitas perdas, mas também muitas lições de solidariedade e de amor ao próximo, e nada mais justo que possamos homenagear as pessoas que nos deixaram e, também, aqueles que tanto têm feito pela preservação das vidas”, disse a prefeita.

O encontro foi aberto com a leitura de uma carta escrita pelo familiar de uma vítima, relatando o cenário de perdas e fazendo esse pedido de um espaço para homenagear a memórias desses pelotenses.

Durante o encontro, o vereador Marcos Ferreira, o Marcola (PTB), também propôs que junto ao memorial se possa registrar o agradecimento ao trabalho de tantos profissionais e voluntários que têm atuado e se dedicado a salvar vidas durante essa pandemia, com um Painel da Gratidão.

O vereador Paulo Coitinho (Cidadania) sugeriu que tanto o Memorial quanto o painel sejam anunciados oficialmente durante a programação da Semana de Pelotas.

A gestora municipal destacou no encontro que este foi o primeiro contato para a construção coletiva da homenagem, sugerindo ainda que podem ser feitas outras ações para marcar esse momento da história, seja com monumentos, praças ou espaços públicos, e que mais pessoas façam parte desse movimento de memória.

Como encaminhamento, a prefeita disse que vai levar o tema para discussão em reunião da Secretaria de Ações da Cidade (SAC), para avaliação e propostas de áreas que contemplem um bosque na área urbana. Além disso, Paula ainda sugeriu a realização de um concurso para criação do Painel da Gratidão. Uma nova reunião deverá ser realizada nos próximos dias para definirem os locais.

Também participaram os vereadores Cristiano Silva (PSDB) – presidente da Câmara Municipal -, Marisa Schwarzer e Cesinha, ambos do PSB, e Fernanda Miranda (PSOL), que recebeu a solicitação dos familiares e encaminhou a proposição ao Executivo.

Botão Voltar ao topo