Porto Alegre

Serviços do Demae vão causar falta d’água nas zonas Leste e Sul de Porto Alegre

Após a conclusão dos serviços, a água não retorna de imediato, diferente da energia elétrica, que é quase instantânea

O Departamento Municipal de Água e Esgotos de Porto Alegre (Dmae) informou os próximos serviços programados que provocarão falta de água nas regiões Leste e Sul da Capital. As intervenções na rede de abastecimento incluem o prosseguimento da setorização do subsistema Cascatinha-Catumbi, entroncamento de adutora para o novo reservatório de água da Vila dos Sargentos, interligações de redes e demais ações para melhorar a qualidade do abastecimento de água. As intervenções ocorrerão na segunda, 5, terça, 6, e quinta-feira, 8. Todos os serviços poderão ser transferidos em caso de mau tempo.

Segunda-feira, 5:

– Interligação de redes de água no Beco do Império esquina da rua Cinco Mil Cento e Dezoito; cortes de redes junto à Estrada das Três Meninas e também na rua Márcio Dias esquina da rua Canto e Melo. Poderá faltar água em parte dos bairros Cristal, Nonoai e Vila Nova, após as 9 horas, com previsão de normalizar durante a madrugada de terça-feira, 6. O serviço é vinculado à setorização do subsistema Cascatinha-Catumbi.

– Interligação da rede nova e corte da rede antiga no Conjunto Residencial Jardim Medianeira, Acesso Hibiscos esquina da rua Álvaro Osimo Caetano. Poderá faltar água em parte do bairro Santa Tereza, após as 9 horas, com retorno previsto à noite, podendo demorar mais nas partes elevadas da rede. O serviço é vinculado à obra de substituição de redes de água na rua Gibran Khalil Gibran.

Terça-feira, 6:

– instalação de válvula redutora de pressão e de um macromedidor na rua Professor Carvalho de Freitas esquina da avenida Teresópolis. Poderá faltar água em parte do bairro Teresópolis, após as 9 horas, retornando na madrugada de quarta-feira, 7. O serviço é vinculado à setorização do subsistema Cascatinha-Catumbi.

– Interligação da nova rede de água da Vila das Laranjeiras com a rede existente na rua Sete, 170. Poderá faltar água em parte do Morro Santana, após as 9 horas. O retorno é esperado na noite de terça ou madrugada de quarta, 7, nas partes elevadas da rede.

Quinta-feira, 8:

– Devido à complexidade dos serviços, o Dmae realizará na quinta-feira uma série de intervenções que possuem longa duração. A partir das 8h, o abastecimento será interrompido para os 25 bairros listados e a previsão de retorno será na madrugada de sexta-feira ou após esse prazo nas partes elevadas da rede. Seguem os bairros: Agronomia, Azenha, Belém Velho, Bom Jesus, Campo Novo, Cascata, Cavalhada, Ceitec, Cel. Aparício Borges, Cristal, Glória, Ipanema, Jardim Carvalho, Jardim Sabará, Lomba do Pinheiro, Medianeira, Nonoai, Partenon, Restinga, Santa Tereza, Santo Antônio, Teresópolis, Vila João Pessoa, Vila Nova e Vila São José.

Os serviços programados contemplam o entroncamento da adutora de 800 milímetros de diâmetro na entrada para o novo reservatório de água da Vila dos Sargentos; corte de rede e interligação de registro na avenida Joracy Camargo esquina da rua Dr. Leônidas Soares Machado e esquina da Araci de Azevedo José – vinculado à obra de substituição de redes de água na rua Gibran Khalil Gibran; conserto na adutora de sucção de 400 milímetros, que liga a Estação de Bombeamento Catumbi e o Reservatório Orfanatrófio; pela setorização do subsistema Cascatinha-Catumbi: interligações de redes em dois pontos da Estrada Cristiano Kraemer (esquinas da Trav. Oswaldo de Deus e Silva e da rua 5.062), além da instalação de registros no Beco do Paladino e na rua Romeu Samarani Ferreira esquina do Beco Dois (Loteamento Três Figueiras do Sul); e interligação de rede nova para um empreendimento na avenida Icaraí, 1.879.

Normalização e aspecto da água – Após a conclusão dos serviços, a água não retorna de imediato, diferente da energia elétrica, que é quase instantânea. Leva um tempo até os reservatórios das estações acumularem nível suficiente para então retomarem o bombeamento para a rede pública. O abastecimento pode demorar mais a normalizar nas partes elevadas e nas pontas da rede. Além disso, a pressão da água, ao retornar, pode desprender micropartículas inertes e não prejudiciais à saúde que eventualmente estejam nas paredes internas da canalização, alterando a transparência do líquido. Se isso ocorrer, solicite lavagem da rede ou do ramal predial pelo Fone 156, opção 2.

Informações do Dmae:
Telefone 156 opção 2
Site: www.dmae.rs.gov.br
Aplicativo 156+POA
E-mail: dmae@dmae.prefpoa.com.br
Chat: centraldmae.procempa.com.br/chat
Whats: 51 99332-8170

Botão Voltar ao topo