Rio Grande do Sul

Rio Grande: idosos devem fazer recadastramento para gratuidade no transporte público

Idosos com idade entre 60 e 64 anos que são inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) devem se dirigir até a agência Mais Rio Grande para fazer o recadastramento no benefício de gratuidade no transporte público coletivo. Aqueles que ainda não atualizaram o cadastro têm até o dia 31 de julho para fazer o trâmite. A partir dessa data, quem não tiver feito a renovação terá o cartão invalidado.

Os documentos necessários para o recadastramento são: RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de registro no Cadastro Único e a carteira de trabalho sem vínculo empregatício ou termo assinado declarando que não possui fonte de renda que ultrapasse o limite do CadÚnico.

Para evitar aglomerações na agência, os usuários podem agendar o atendimento pelo site https://www.maisriogrande.com.br/ ou entrar em contato pelo WhatsApp (53) 3032-1900. A agência Mais Rio Grande é localizada na rua Marechal Floriano Peixoto, 521, no Centro.

As gratuidades no transporte público em Rio Grande são regulamentadas pela Lei Municipal 8.622, de 25 de março de 2021, que alterou regras de acesso ao benefício. Conforme a Lei, estão isentos de pagamento de tarifa no transporte público crianças de até cinco anos de idade quando acompanhadas dos pais ou responsável; idosos a partir de 65 anos de idade; e idosos entre 60 e 64 anos, desde que comprovadas as condições de vulnerabilidade social.

Se o idoso ainda não é inscrito no Cadastro Único, mas tem o direito, pode solicitar a inscrição no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua casa. Confira abaixo onde estão localizados os CRAS na cidade do Rio Grande:

  • Cras Cidade de Águeda – Rua Dante Dapuzo, 336
  • Cras Zona Portuária José Santos Leal – Av. Dom Pedro II 318, bairro Getúlio Vargas
  • Cras Hidráulica – Rua Altamir de Lacerda Nascimento 904
  • Cras Dra. Lucia Nader – Rua 6, sem número, bairro Profilurb I
Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo