NotíciasRio Grande do Sul

Técnicos coletam amostras para concurso de vinhos e sucos de Caxias do Sul

Próximo passo, ainda em julho, será a degustação por equipe de especialistas

Técnicos da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) intensificam nesta semana a coleta das amostras para o 24º Concurso dos Melhores Vinhos e Sucos de Uva de Caxias do Sul. Lançado no mês passado, o concurso terá a participação de cerca de 30 vinícolas e mais de uma centena de amostras. A próxima etapa, ainda no mês de julho, será também a mais importante: a degustação dos vinhos e sucos por parte de especialistas convidados. A realização do tradicional jantar de premiação dependerá da situação da pandemia e, por isso, não tem data programada.

Nesta terça-feira (06.07), a equipe da SMAPA percorreu a região da 3ª Légua e a Estrada do Vinho. Uma das vinícolas visitadas foi a Cantina Finn, que produz anualmente cerca de 150 mil litros de vinho. O produtor Ricardo Finn, da terceira geração da família de vitivinicultores, inscreveu quatro amostras: duas de vinho branco e duas de vinho tinto. “Nossa produção é 100% a granel e toda de vinhedos próprios. Participamos desde as primeiras edições do concurso, porque auxilia muito na avaliação do produto, para que seja sempre competitivo no mercado, além também de ser importante na divulgação”, afirma.

A coleta das amostras está a cargo dos engenheiros agrônomos Flávio Hillebrand e Thales Bordignon Milanesi, e do chefe da equipe de Apoio aos Programas da SMAPA, Leandro da Rosa. Eles retiram das pipas a quantidade necessária à degustação e etiquetam provisoriamente as garrafas. Para a análise sensorial, a identificação é feita apenas com números para que os avaliadores não saibam que vinho está sendo degustado. “Acreditamos que ao longo destes 24 anos, a seriedade do trabalho dos técnicos e parceiros conferiu credibilidade ao concurso”, avalia Hillebrand.

A novidade desta edição é a inclusão de vinhos brancos e rosados na categoria vinífera engarrafado. Até ano passado, eram apenas tintos. “A inclusão atende a um pedido das vinícolas, ampliando o leque de produtos avaliados”, explica o engenheiro agrônomo Gilmar Onsi, que organiza o concurso pela SMAPA desde a primeira edição. As demais categorias são tinto de mesa, branco de mesa, rosado de mesa, branco vinífera, tinto vinífera e suco de uva. Os vinhos premiados receberão troféus e poderão ser comercializados com o Selo do Concurso (Ouro, Prata ou Bronze), correspondente à respectiva premiação.

De acordo com o titular da SMAPA, Rudimar Menegotto, a realização do concurso será novamente um grande desafio devido à pandemia de coronavírus. “Desde que seguidos todos os cuidados, o concurso é importante para as vinícolas, pois auxilia na promoção dos seus produtos, agregando valor aos vinhos e sucos caxienses”, destaca. Menegotto também aponta outro fator determinante: a boa qualidade da safra de uvas de 2021, a exemplo do ano passado.

O evento, que chega à 24ª edição, é um dos pioneiros do estado: a primeira edição foi em 1998. Atualmente, cerca de 60 vinícolas produzem vinhos e sucos de uva em Caxias do Sul. O Município possui cerca de 4 mil hectares plantados de videiras. A produção anual de uva é da ordem de 70 mil toneladas, segundo a Emater.

Botão Voltar ao topo