EducaçãoNotíciasRio Grande do Sul

Prefeitura de Caxias e UCS terão convênio para análises de solo

Secretário, diretores e técnicos da SMAPA visitaram laboratório da instituição especializado em Fertilidade do Solo

Gestores e técnicos da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) visitaram nesta semana as instalações do Laboratório de Química e Fertilidade do Solo (LQFS) na Universidade de Caxias do Sul (UCS). Eles foram recebidos pelo coordenador da Central de Atendimento aos Laboratórios da UCS, Jadison Fabrício de Souza. Ambas instituições devem firmar um convênio para realização de análises de solo e análise foliar (de folhas) para cultura agrícolas, além de água e alimentos.

Fotos: Alexandre Batista Scheifler

Além do titular da SMAPA, Rudimar Menegotto, visitaram o laboratório o diretor-geral da Secretaria Alexandre Batista Scheifler; diretor de Gestão Técnica Fernando Vissirini Lahm dos Reis; diretor de Fomento e Agroindústria Rudinei Giacomelli; diretora de Assistência Técnica e Extensão Rural Andreia Fiorese de Andrade; e o engenheiro agrônomo Gilmar Octavio Onsi.

Para o secretário Menegotto, foi um encontro muito proveitoso. “As parcerias com entidades reconhecidas por seu trabalho só têm a trazer ainda mais benefícios para os agricultores; e os investimentos realizados pela universidade trouxeram a agilidade necessária às análises de solo, o que é muito importante para o produtor rural”, avalia. Futuramente, segundo ele, a parceria pode ser ampliada para outros serviços.

Alguns exemplos seriam análise de pesticidas e sementes. “Nosso objetivo é apresentar a parceiros como a SMAPA todos os laboratórios ligados ao agro que certamente podem auxiliar os agricultores no seu dia-a-dia”, explica Souza.

Botão Voltar ao topo