Porto Alegre

OSPA interpreta sucessos de Astor Piazzolla e De Falla neste sábado

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) apresenta neste sábado (17) um concerto repleto de músicas consagradas de Astor Piazzolla. Será a segunda homenagem da OSPA ao centenário do compositor, que teve algumas peças interpretadas no dia 3 de julho, com grande procura de público.

Desta vez, a pianista Dunia Elias e o bandoneonista Carlitos Magallanes se juntam à orquestra, sob regência de Evandro Matté. A apresentação ocorre às 17h, com transmissão ao vivo pelo YouTube e público presencial limitado a 15% da capacidade da Sala de Concertos da Casa da OSPA. O ingresso pode ser trocado por 1kg de alimento não perecível (mais detalhes no serviço).

No programa do concerto estão obras marcantes que aliam tango à música de concerto, como “Adiós Nonino”, escrita por Piazzolla para o seu pai, duas das famosas quatro estações portenhas, “Primavera Porteña” e “Invierno Porteño”, além de “Lo que Vendrá”, “Libertango” e “Oblivion”.

Os dois solistas, Carlitos Magallanes (bandoneón) e Dunia Elias (pianista), têm uma parceria afinada ao longo de anos no grupo Tango’s Show, que também conta com o contrabaixista da OSPA Antônio Guaracy Guimarães. A dupla também toca com a orquestra a milonga “Nocturna”, escrita por outra grande referência da música argentina, Julián Plaza (1928 – 2003).

Completa o repertório um clássico de Manuel de Falla, considerado o maior compositor espanhol do início do século XX. Assim como Piazzolla, De Falla levou para a música de concerto elementos da música popular de seu país natal – no seu caso, a Espanha. A OSPA apresentará a versão suíte para o balé “El Amor Brujo”, obra que inspirou o filme homônimo do diretor espanhol Carlos Saura, com coreografia de Antonio Gades. Composto especialmente para a bailaora Pastora Imperio, em 1914, o balé traz elementos da música folclórica da Andaluzia para contar a lenda de um fantasma ciumento que assombra a sua amada, a jovem cigana Candelas, e tenta impedir que ela corresponda a um novo amor.

Visita segura

Em acordo com as orientações do Governo do Estado do RS referentes à pandemia da Covid-19, o concerto seguirá os seguintes protocolos de segurança: ocupação de 15% da capacidade da Casa da OSPA, disponibilização de álcool gel aos visitantes, uso obrigatório da máscara, medição de temperatura na entrada, distanciamento social nos espaços de passagem e na ocupação das poltronas da Sala de Concerto. Também é possível acompanhar os concertos da OSPA gratuitamente e ao vivo pelo canal da orquestra no YouTube e pela plataforma #CulturaEmCasa.

Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA)

Sétimo concerto da Série Casa da OSPA – Temporada 2021

Piazzolla 100

Quando: 17 de julho de 2021, às 17h. Abertura das portas: 16h (o acesso não é permitido após o início do concerto)

Onde: Casa da Ospa (Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) – Av. Borges de Medeiros, 1.501 – Praia de Belas)

Ingresso: 1 kg de alimento não perecível.

Botão Voltar ao topo