Santa CatarinaVariedades

BADESC recebe a primeira exposição das artistas Bruna Granucci e Edinara Patzlaff

Buquê Marginal pode ser visitada gratuitamente a partir de 20 de julho, em Florianópolis

Uma instalação de buquês de mato seco suspensos em varais de linha e a projeção de vídeo experimental na parede integram a exposição Buquê Marginal das artistas Bruna Granucci e Edinara Patzlaff. A mostra pode ser visitada gratuitamente a partir de 20 de julho na Fundação Cultural BADESC, que fica no Centro de Florianópolis.

Essa é a primeira exposição individual das artistas visuais e foi selecionada no Edital 2020 da Fundação. Com curadoria de Juliana Crispe, Buquê Marginal é uma exposição inédita que começou a ser pensada ainda em 2019.

“Trabalhamos nela desde 2019 quando iniciamos as coletas de mato em nossas cidades, Florianópolis e Porto Alegre, e paralelamente desenvolvemos algumas pesquisas e reflexões em torno deste corpo-mato-marginal”, explicam as artistas.

O projeto, que reúne duas mulheres-mato, Bruna e Edinara, aborda o feminismo e faz questionamentos sobre a beleza e a liberdade da mulher, tendo o corpo e o espaço como inspiração. Ambas utilizam o mato que brota na rua e é podado pelas mãos da sociedade como forma de protesto, e o corpo do mato como ocupação, trazendo uma nova leitura sobre a beleza.

“O projeto é uma instalação que propõe a materialização deste conceito ´mulheres-mato´ que perseguimos nesta pesquisa sobre a invisibilidade social feminina. Tanto que seguimos investigando sobre esse conceito no @mulheresmato”, salientam Bruna e Edinara.

A montagem de uma parede de plantas, composta por diferentes tipos e espécies de mato coletado nas cidades das artistas, traz a ideia de uma nova leitura sobre ´plantas sem valor´ que crescem em paisagens urbanas e são marginalizadas.

Buquê Marginal abre dia 20 de julho na Fundação Cultural BADESC – Fotos: Divulgação

Para as artistas, a Fundação Cultural BADESC é um espaço incrível dentro da cidade de Florianópolis e que tem o papel importante de dar visibilidade a novos artistas e curadores em Santa Catarina.

“Estamos ansiosas para apresentar todo o mato que coletamos juntas nesses meses todos que antecederam a exposição e temos certeza de que vai ser uma experiência potente”, completam as artistas.

A visitação é gratuita e pode ser feita de terça-feira a sábado, das 13h às 18h, no casarão que fica na Rua Visconde de Ouro Preto, 216. Importante lembrar que o uso de máscara é obrigatório e a visitação é limitada a cinco pessoas por vez no espaço.

Sobre as artistas:

Bruna Granucci é formada em Cinema, nasceu em Mogi-Mirim, interior de São Paulo, vive e trabalha em Florianópolis/SC. É formada em Cinema pela UNISUL – Universidade do Sul de

Santa Catarina, 2010, Artista visual independente. Múltipla, a sua produção abrange desde colagens analógicas, bordados livres passando pelo desenvolvimento de vídeos experimentais e projetos de instalação e murais. Nesses diferentes meios e experimentações procura estabelecer um diálogo com o seu entorno social e político e suas experiências pessoais, materializando a subjetividade de seu pensamento, recorrendo sistematicamente à um discurso feminista e poético. Participou de mostras de arte e feiras gráficas em Florianópolis, Curitiba, Porto Alegre e São Paulo, além de exposições coletivas pelo estado de Santa Catarina.

Edinara Patzlaff trabalha e vive em Porto Alegre/RS. Com formação em Fotografia pela Universidade Feevale em 2017, sua produção abrange processos experimentais dentro da fotografia analógica, oficinas de zines e projetos de instalações/intervenções na rua. Nesses diferentes meios experimentais estabelece um diálogo político e feminista em suas obras, recorrendo à um discurso poético. Expôs em centros culturais de Novo Hamburgo / RS, Porto Alegre/ RS. Participa da Exposição Itinerante Fanzinoteca desde 2016, com 18 zines publicados. Expôs em mostras de artes e feiras gráficas em Porto Alegre/RS, Carlos Barbosa/RS, Bento Gonçalves/RS, Novo Hamburgo/RS, São Paulo/ SP e Santa Catarina/ SC. No momento trabalha como fotógrafa publicitária e em projetos autorais.

Serviço

  • Exposição Buquê Marginal de Bruna Granucci e Edinara Patzlaff
  • Visitação: de 20 de julho a 1º de outubro de 2021 – de terça-feira a sábado, das 13h às 18h
    Local: Fundação Cultural BADESC – Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro de Florianópolis/SC – telefone: (48) 3224-8846
    Entrada Gratuita
Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo