Santa CatarinaVariedades

Cia Garopaba Atitude estreia novo espetáculo virtual Conexões

Neste sábado, 17 de julho, às 19h, a Cia Garopaba Atitude apresenta seu mais novo trabalho resultado de um processo à distância e colaborativo. Conexões terá exibição on-line pelo canal da companhia no YouTube

Um tanto de resistência, a expansão da ideia de território – em tempos digitais – e a soma criativa marcam o mais recente trabalho da Cia Garopaba Atitude, que apresenta neste sábado (17), às 19h, o espetáculo Conexões. Foi um caminho longo de superação e desafios até chegar ao momento de estreia.

Com início das pesquisas em 2020, de lá para cá, o projeto passou por várias adaptações por conta do momento pandêmico e isolamento social provocado pelo risco de contágio. As incertezas quanto ao futuro e instabilidade mental somadas à uma realidade de angústias, ansiedades e pouca perspectiva fizeram o corpo de bailarinos buscar na essência do Breaking a luta, a expressividade e resistência humana para lidar com este outro tempo. Assim, o projeto “Conexão, Território e Resistência” nasceu como resposta e também possibilidade de transformação, desestabilizando a paralisia e forjando uma nova corporalidade.

“Nos conectamos na investigação dos elementos da natureza, explorando diferentes territórios, levando a novas possibilidades de movimento. Nessa nova configuração a dança se relaciona com o vídeo. A harmonia destes dois trará o resultado a ser assistido e sentido. O espetáculo traz a dualidade dos ambientes externo e do isolamento, o virtual e o presencial, o público e o privado, o respiro na natureza e a reclusão, a expansão e o contido, o corpo livre e o corpo restrito. Percepções reais em um território virtual, expressões e impressões de como o ser humano se adapta, se conecta e se percebe”, explica sobre a proposta Agna Muller, uma das diretoras da Cia Garopaba Atitude, companhia de Breaking em interface com a dança contemporânea.

Fotos: Jorge Pacheco

Estruturado à distância, porém sem perder o tom colaborativo, o processo aberto contou com a contribuição de artistas de outras cidades catarinenses na etapa final. Bailarinos de Blumenau, Jaraguá do Sul, Pinhalzinho e Xanxerê participaram dos quatro ensaios abertos realizados virtualmente e seguidos de trocas acerca do trabalho.

“Percebemos que ao longo dessa construção a proposta foi ganhando corpo e maior significado ao elenco, aos coreógrafos e espectadores. Neste último ensaio ouvimos pessoas que já vinham acompanhando outros ensaios e pessoas que estavam assistindo pela primeira vez, as colocações feitas contribuíram muito para nossa preparação para a estreia, estamos muito felizes com os resultados obtidos até agora dessa construção coletiva”, resume Gabriela Frasson, integrante da Cia e proponente do projeto.

Além do dia 17 de julho, a Cia volta a exibir o trabalho em 25 de julho, às 18h, no canal da companhia no YouTube. O Projeto foi viabilizado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura.

SERVIÇO

Apresentações do Espetáculo Conexões

  • 17/07 – Espetáculo Conexão – ao vivo pelo Youtube – canal Cia Garopaba Atitude – às 19h
  • 25/07 – Espetáculo Conexão – ao vivo pelo Youtube – canal Cia Garopaba Atitude – às 18h
  • Canal no Youtube: Cia Garopaba Atitude
Botão Voltar ao topo