Rio Grande do Sul

Prefeitura de Parobé oferece serviço de prevenção de câncer bucal

Para incentivar a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer bucal, a Prefeitura de Parobé está oferecendo um novo serviço especializado. Sempre na primeira segunda-feira de cada mês, a Secretaria Municipal de Saúde oferecerá serviço de biópsias para pacientes, sem custo, apenas com encaminhamento de dentistas das UBS.

Biópsias

A realização de biópsias resulta em um diagnostico correto, direcionando a conduta do tratamento. O tratamento precoce de lesões previne a evolução de casos mais graves (até mesmo um câncer bucal). É importante que os pacientes procurem atendimento odontológico na UBS do seu bairro caso notem alguma alteração na cavidade oral. O ideal é que o paciente não faça nenhum tipo de tratamento precoce (chás, pomadas, medicamentos) sem realizar a consulta com um Cirurgião Dentista. Ao invés de melhorar a situação, o paciente poderá potencializar ou até mesmo mascarar a lesão, prejudicando a conduta do dentista e a sua própria saúde.

Segundo a secretária de Saúde Ana Elisa de Lima, para ser encaminhado, basta que a necessidade do exame seja constatada por um dentista de uma das unidades básicas de saúde da rede municipal. “Essa iniciativa é mais uma forma de trabalharmos a prevenção e o tratamento precoce de nossa comunidade”, destaca a secretária.

Botão Voltar ao topo