Degustadores concluem análise de amostras de vinhos e sucos de Caxias do Sul

Prefeito Adiló Didomenico e autoridades agradeceram aos profissionais que participaram da avaliação

A Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) e a Rede de Vinícolas (Revinsul) promoveram nesta quinta-feira (22.07) o encerramento da etapa de degustação do 24º Concurso dos Melhores Vinhos e Sucos de Uva de Caxias do Sul. Durante três dias, 15 especialistas (confira abaixo) avaliaram as 178 amostras inscritas pelas 32 cantinas participantes.

Ao final do trabalho, eles foram homenageados pelo prefeito Adiló Didomenico e demais autoridades, e receberam os certificados de participação. A análise sensorial dos vinhos e sucos foi realizada no Centro de Eventos da Festa da Uva. O tradicional jantar de premiação ainda não tem data marcada, pois depende da situação da pandemia de coronavírus.

Após entregar os certificados, o titular da SMAPA, Rudimar Menegotto, agradeceu aos avaliadores por mais um ano de parceria. “Ao lado do trabalho dos técnicos da secretaria, vocês, como profissionais reconhecidos no mercado, conferem a credibilidade que o concurso adquiriu ao longo dos anos”, disse. A exemplo do ano passado, o número de degustadores foi reduzido de 21 para 15 em função da pandemia. Os especialistas foram divididos em três mesas avaliadoras, com o afastamento exigido pelos protocolos sanitários, garantindo o distanciamento social.

Gilda Tisatto, presidente da Revinsul

A presidente da Revinsul, Gilda Tisatto, também fez um agradecimento aos degustadores. Para ela, é motivo de alegria o bom número de amostras avaliadas – 178 (33 a mais que no ano passado). Em nome dos avaliadores, o engenheiro agrônomo Plínio Manosso confirmou a boa qualidade dos vinhos e sucos degustados. As amostras concorrem em sete categorias: Brancos de Mesa, Rosados de Mesa, Brancos (de uvas) Viníferas, Tintos de Mesa, Tintos Viníferas, Engarrafados (de uvas) Viníferas e Sucos de Uva. Os vinhos premiados receberão troféus e poderão ser comercializados com o Selo do Concurso (Ouro, Prata ou Bronze) correspondente à respectiva premiação.

A vice-prefeita Paula Ioris cumprimentou os avaliadores e lembrou que o concurso é uma construção de muitas mãos ao longo dos anos. “Em breve, estaremos juntos, celebrando os vinhos e sucos de uva caxienses na próxima Festa da Uva”, afirmou. O prefeito lembrou da infância, quando ajudava familiares na colheita da uva sob os parreirais, o que o levou a valorizar o trabalho dos vitivinicultores. “Estamos próximos do Dia do Agricultor e este trabalho de vocês, enólogos e especialistas, reverencia todo esforço de quem planta a uva, colhe e produz os vinhos de qualidade que estamos tendo a cada ano”, frisou.

As autoridades, os enólogos e os servidores presentes prestaram uma homenagem ao engenheiro agrônomo da SMAPA, Gilmar Octavio Onsi, que está se aposentando neste mês, após coordenar 24 edições sucessivas do Concurso dos Melhores Vinhos – desde a primeira edição, em 1998. Ele foi presenteado com produtos regionais e recebeu um certificado de participação especial do evento, no qual o Município de Caxias do Sul reconhece sua dedicação como servidor público.

Avaliadores

Sair da versão mobile