NotíciasRio Grande do Sul

Caxias do Sul lança 24º Concurso dos Melhores Vinhos e Sucos de Uva

Novidade desta edição é a inclusão de vinhos brancos e rosados na categoria Vinífera Engarrafado

A Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) e a Rede de Vinícolas (Revinsul) promoveram nesta sexta-feira (18/06) o lançamento simbólico do 24º Concurso dos Melhores Vinhos e Sucos de Uva de Caxias do Sul – Safra 2021. Inicialmente previsto para sábado, o ato foi antecipado devido à previsão de chuva para o fim de semana. O lançamento, que contou com a presença do prefeito Adiló Didomenico, foi breve e sem cerimônia para evitar aglomerações. O local foi a Feira do Vinho que a Secretaria Municipal do Turismo promove até domingo, na Praça Dante Alighieri.

Quase 60 cantinas foram convidadas a participar da 24ª edição do concurso e praticamente metade já confirmou inscrição. Ainda no mês de junho, técnicos da SMAPA iniciam nas vinícolas a coleta das amostras de vinhos e sucos que serão avaliadas. A análise sensorial será feita de forma semelhante à do ano passado, com número reduzido de avaliadores e em espaço amplo, o Centro de Eventos da Festa da Uva. A realização do tradicional jantar de premiação dependerá da situação da pandemia e, por isso, não tem data prevista.

A novidade desta edição é a inclusão de vinhos brancos e rosados na categoria Vinífera Engarrafado. Até ano passado, eram apenas tintos. “A inclusão atende a um pedido das vinícolas, ampliando o leque de produtos avaliados”, explica o engenheiro agrônomo da SMAPA, Gilmar Onsi, que organiza o concurso desde a primeira edição. As demais categorias são Tinto de Mesa, Branco de Mesa, Rosado de Mesa, Branco Vinífera, Tinto Vinífera e Suco de Uva. Os vinhos premiados receberão troféus e poderão ser comercializados com o Selo do Concurso (Ouro, Prata ou Bronze) correspondente à respectiva premiação.

O prefeito cumprimentou os representantes das vinícolas que participam da Feira do Vinho e reforçou o convite às demais para participarem do concurso. “Fruto do trabalho de muitos parceiros, servidores e especialistas, o Concurso dos Melhores Vinhos e Sucos de Uva cresceu ao longo dos anos e adquiriu muita credibilidade. Acredito que as empresas caxienses agregam valor aos seus produtos cada vez que participam, pois estão sendo avaliadas por profissionais sérios e reconhecidos no mercado”, afirmou.

Para o titular da SMAPA, Rudimar Menegotto, a realização do concurso será novamente um grande desafio devido à pandemia de coronavírus. “Desde que seguidos todos os cuidados, e isto será feito, o concurso é importante para as vinícolas, pois auxilia na promoção dos produtos, valorizando e divulgando os vinhos e sucos caxienses”, destaca. O titular da SMAPA também aponta outro fator determinante: a boa qualidade safra de uvas de 2021, a exemplo do ano passado.

O Concurso dos Melhores Vinhos e Sucos de Uva de Caxias do Sul é um dos pioneiros do estado: a primeira edição foi em 1998. No ano passado, mesmo com dificuldades como a pandemia e a estiagem severa, foram 33 vinícolas participantes, somente uma a menos que no ano anterior e também em 2018. O município possui cerca de 4 mil hectares plantados de videiras. A produção anual de uva é da ordem de 70 mil toneladas, segundo a Emater.

Botão Voltar ao topo