Esfiha de atum

Ingredientes:

Massa:

Recheio:

Modo de preparo:

Massa:

Dilua o fermento na água morna e acrescente o sal, o açúcar e o óleo. Junte a farinha, aos poucos, e misture continuamente com as mãos, trabalhando a massa até ficar homogênea. Cubra com um pano úmido e deixe descansar por cerca de 15 minutos em local aquecido (próximo ao bico de uma chaleira com água fervente) ou até dobrar de volume.

Amasse novamente a massa e divida em 15 porções. Modele cada porção numa bolinha (enfarinhe a mesa de trabalho com fubá). Cubra com um pano (para que a massa não resseque) e deixe crescer novamente por mais 15 minutos ou até dobrar de volume.

Recheio:

Numa tigela junte o tomate, o sal, o atum com seu óleo, a cebola e a salsa. Misture bem.

Montagem:

Com o auxílio de um rolo, abra as bolas em círculos (cerca de 12cm). Coloque no centro da massa, o recheio (cerca de 1 e meia colher (sopa)) e feche a esfiha, formando um triângulo (una 2 partes de massa, apertando com a ponta dos dedos, até o centro. Faça este mesmo procedimento mais 2 vezes, dando o formato de um triângulo).

Distribua as esfihas em assadeira untada e pincele a superfície com gema. Leve ao forno médio preaquecido (180ºC) por cerca de 30 minutos ou até dourar.

Dicas:

Em relação à massa:

– o tempo de crescimento da massa varia conforme a temperatura ambiente. Se estiver quente o tempo será menor e vice versa. Nos dias frios você pode aquecer o forno (180ºC) por cerca de 5 minutos, desligá-lo e colocar a massa para crescer no forno.

– a temperatura da água deve ser morna para que haja um crescimento homogêneo do fermento. Se a temperatura da água for muito quente a ação do fermento será prejudicada.

Em relação ao preparo da esfiha:

– ao fechar a esfiha deixe um espaço (no centro) de massa, para que escape o vapor que se forma durante o cozimento do recheio.

– a esfiha deve ser bem fechada quando a massa está crua, para que não abra durante o cozimento.

– ao colocar o recheio, tome cuidado para não umedecer a borda da massa, porque a massa ficando úmida, dificultará o fechamento da esfiha.

– usamos o fubá na mesa de trabalho para que a massa não resseque absorvendo a farinha de trigo enquanto é trabalhada.

Variação:

Acrescente queijo tipo Minas ralado ao recheio de atum.

Sair da versão mobile