NotíciasRio Grande do Sul

Gavião-carijó é resgatado em bairro de São Leopoldo

Grupamento Ambiental resgata a ave de rapina no bairro Jardim América

São Leopoldo /RS – Moradores do bairro rua Alberto Scherer, encontraram um gavião com asa ferida no domingo, 25 de julho. A ave ficou abrigada em uma residência durante a noite e, na manhã dessa segunda-feira, 26, agentes do Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) da Guarda Civil Municipal (GCM) resgataram o animal.

Ele foi identificado como um gavião-carijó (Rupornis magnirostris) e foi levado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) na sede do (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) Ibama em Porto Alegre, para que seja devidamente tratada e devolvida à natureza. Os Cetas recebem animais silvestres por entrega voluntária, resgate ou oriundos de apreensão de fiscalização, recuperam e destinam esses animais por meio de soltura ou encaminhamento para empreendimentos de fauna devidamente autorizados.

Fotos: Divulgação /Scom/PMSL

Gavião-carijó (Rupornis magnirostris)

Dieta e comportamento de caça: tem alimentação variada, caça desde mariposas; besouros; gafanhotos; cigarras; passando por pequenos répteis como lagartos; lagartixas; cobras; outras aves e roedores. Caça a partir de um poleiro, permanecendo na espreita até avistar uma presa e atirar-se sobre ela. Também saqueia ninhos de outras aves, e de forma menos frequente pode caminhar no solo para capturar invertebrados.

Habitat e comportamento: Pode ser encontrado em savanas, campos naturais, borda de matas, capoeiras, margem de rios e lagos, florestas e áreas urbanas. É um dos gaviões mais comuns e abundantes dos centros urbanos, vive solitário ou aos pares, passando maior parte do tempo empoleirado no alto de árvores, mourões de cerca, postes e fios de eletricidade. Possui um grito de alerta característico, emitido assim que qualquer intruso se aproxime de seu território.

 

Botão Voltar ao topo