Cidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

Canoas tem três indicados para o patrono da Feira do Livro 2021

Começa a organização para a 37ª Feira do Livro de Canoas, que deve ocorrer de 1º a 12 de outubro. Nesta quarta-feira (28), às 14 horas, a Secretaria Municipal da Cultura, em conjunto com as entidades e instituições parceiras, realiza a eleição para o patrono da festa dos livros. Três escritores foram indicados para a votação: Lilian Rocha, pela Associação Gaúcha de Escritores (AGEs); Valmor Quadros de Souza, pela Casa do Poeta e pela Associação Canoense de Escritores (ACE), e Luiz Gonzaga Lopes, pela Secretaria Municipal da Cultura.

A escolha acontece de forma online, pelo Google Meet, e deve contar com a participação de representantes das seguintes entidades e instituições: Conselho Municipal de Cultura de Canoas, Câmara Rio-grandense do Livro, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Centro Universitário La Salle (UNILASALLE), Centro Universitário Ritter dos Reis – Laureate International Universities (UNIRITTER) e Colegiado Setorial do Segmento do Livro, Leitura e Literatura, além do patrono da Feira do Livro do ano anterior.

Conforme a diretora de Linguagens Culturais e Eventos, da Secretaria da Cultura, Tina Colares, o patrono(a) de uma Feira assume um papel de representar instituições que pensam, planejam e executam ações para o livro, a literatura e a leitura de uma cidade. “É o meio democrático de escolha entre Conselho, Colegiado, Associação, Universidades e o Executivo. O patrono ou patrona vai receber, acolher e impulsionar o bom hábito de ler, bem como também incentivar jovens escritores ao mercado cultural”, completa.

Conheça os escritores indicados:

Lilian Rocha é farmacêutica e analista clínica (UFRGS), especialista em homeopatia (ABH), musicista (Liceu Palestrina), escritora e facilitadora Didata de Biodanza (IBF), com formação em Educação Biocêntrica. É autora dos livros “A Vida Pulsa: Poesias e Reflexões” (2013), “Negra Soul” (2016) e “Menina de Tranças” (2018). Coautora do livro “Leli da Siva- Memórias: Importância da História Oral” (2018). Membro da Coordenação do Sarau Sopapo Poético, acadêmica da Academia de Letras do Brasil-Seccional RS, Cadeira 49. Participante de inúmeras antologias poéticas brasileiras e portuguesas.

Luiz Gonzaga Lopes, jornalista cultural e escritor, é editor de Cultura do jornal Correio do Povo de Porto Alegre. Graduado em Comunicação Social – Habilitação Jornalismo – pela Unisinos, Gonzaga é especialista em Literatura Brasileira, com ênfase em Escrita Criativa, e doutorando em Letras pela UFRGS. Publicou o romance “Amor sobre Tela” (2007) e a biografia “Deborah Finocchiaro: a Arte Transformadora”, para a série Gaúchos em Cena, do Porto Alegre em Cena (2014), além de contos em coletâneas, jornais e revistas. Sua ligação com Canoas está nos quase 15 anos em que trabalhou no jornal Diário de Canoas.

Valmor Quadros de Souza, mais conhecido como Chico Neto, é associado à Casa do Poeta de Canoas. Formado em Letras pela Universidade La Salle, atua também como professor de Português e Literatura. Autor dos livros “Cenas do Cotidiano” (Contos, 2016), “Férias de Verão (Romance, 2017), “Características de Uma Época (Romance, 2019), “A Fantástica Aventura da Formiguinha Formigulina” (Conto infantil, 2019), além de participação na coletânea “Canoas 80 Anos”.

Botão Voltar ao topo