Porto Alegre

MTG busca parceria com a prefeitura de Porto Alegre

Ideia de Movimento Tradicionalista Gaúcho é realizar evento alusivo ao bicentenário de Anita Garibaldi, comemorado em 30 de agosto

O secretário municipal de Governança Local e Coordenação Política (SMGOV), Cassio Trogildo, recebeu o presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Manoelito Savaris, nesta quarta-feira, 28. Ele manifestou interesse de ter a prefeitura como parceira na realização de um evento alusivo ao bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi, comemorado em 30 de agosto.

Em Porto Alegre, a ideia é promover um ato simbólico na praça que leva o nome da revolucionária, que ficou conhecida como a “heroína dos dois mundos”. Além do Brasil, também serão realizadas homenagens no Uruguai, onde Anita morou por três anos com o marido Giuseppe Garibaldi, e na Itália, onde ela nasceu.

Segundo Savaris, a proposta deve integrar a programação intitulada “Os Caminhos de Anita” e já foi apresentada ao secretário de Cultura, Gunter Axt. A ação deverá envolver outros órgãos municipais, além do Governo do Estado, da Câmara e da Assembleia Legislativa. “A prefeitura sempre foi parceira do MTG e o MTG sempre foi parceiro da prefeitura. Queremos seguir e fortalecer essa parceria”, afirmou.

O presidente da entidade tradicionalista abordou ainda algumas questões quanto a organização e a realização do Acampamento Farroupilha em 2022, quando deverá ser retomado o formato presencial. O secretário de Governança informou que acompanhará as tratativas e encaminhará uma solicitação de reunião com o prefeito para tratar dos temas.

Também participaram do encontro o assessor institucional da SMGOV, Djedah Lisboa, e a integrante do 35 CTG, Márcia Carvalho.

Botão Voltar ao topo