Com o objetivo de orientar seus associados nas questões relacionadas ao meio ambiente, o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs) lança o Orientador Meio Ambiente, material com informações sobre a legislação ambiental, definições de conduta em relação a substâncias controladas e resíduos industriais e boas práticas ambientais.
“Desenvolvemos este guia a partir de estudos e pesquisas detalhadas sobre todas as diretrizes ambientais relacionadas na lei, a fim de dar aos nossos associados o maior número de informações possíveis para que eles possam conduzir seus negócios com mais assertividade dentro do que prevê a legislação”, afirma a coordenadora Comissão de Meio Ambiente, Luciana da Rocha Rech. O material, produzido por meio dessa Comissão, deve auxiliar principalmente empresas de pequeno e médio porte, que nem sempre contam com uma área dedicada ao meio ambiente ou um especialista envolvido diretamente com essas práticas.
Além de leis, decretos e portarias das esferas federal e estadual, o orientador traz instruções normativas do Ibama e normas de classificação, armazenamento e transporte de resíduos sólidos e produtos perigosos. Há informações sobre as documentações obrigatórias para os licenciamentos ambientais, cadastro técnico no Ibama, na Polícia Federal e no Exército, e sobre o Protocolo de Montreal e o cadastro de empresas que operam com substâncias controladas.
O Orientador Meio Ambiente elenca, ainda, uma relação de boas práticas ambientais, como reciclagem, compostagem e logística reversa, tratamento de efluentes – com endereços e contatos dos órgãos públicos que podem dar orientações específicas sobre esses processos –, captação e uso de água da chuva, e orientações sobre como implantar um sistema de gestão ambiental nas empresas.
O material está disponível no site do Simecs ou pelo link: conteudo.simecs.com.br/orientador-meio-ambiente