Caxias do Sul /RS – Os feirantes que participavam da Feira Ecológica na Rua Alfredo Chaves (junto ao Pórtico da Prefeitura), às quintas-feiras, decidiram pelo fim da atividade. Eles comunicaram a Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) sobre a decisão, alegando dificuldades. A Feira Ecológica no pórtico da Prefeitura foi criada em 2019. Nos demais locais, segue ocorrendo normalmente às quartas e aos sábados.
De acordo com o representante dos feirantes da Rua Alfredo Chaves, Alexandre Luiz Reche, a decisão foi tomada a partir de três fatores principais: redução de 50% de clientes, baixa procura por produtos orgânicos e aumento de custos, como combustível, por exemplo. Durante 60 dias, eles avaliaram a situação até decidir pelo fim da feira. “Os feirantes agradecem pelo apoio que a SMAPA sempre prestou no intuito e promover e divulgar a agricultura orgânica”, ressaltou Reche.
O titular da SMAPA, Rudimar Menegotto, lamenta a decisão, porém, compreende as dificuldades dos feirantes. “O apoio à agricultura orgânica está entre as nossas prioridades. Infelizmente, os custos de produção têm aumentado muito para o agricultor familiar. Sempre que possível, a SMAPA presta auxílio aos produtores”, observa. Segundo ele, nesta semana, a secretaria confeccionou placas indicativas para sinalizar as feiras realizadas na Praça das Feiras, atendendo a pedido dos feirantes.
DEMAIS EDIÇÕES SEGUEM NORMALMENTE
Todos os sábados
Praça das Feiras
Entre a Avenida Rio Branco e a Rua Feijó Júnior, em São Pelegrino
Das 6h30 às 11h30
Todas as quartas
Rua Santos Dumont, Bairro Nossa Senhora de Lourdes
Das 11h às 16h30