Esta semana marca o início da execução do projeto de requalificação da estrada da Colônia de Pescadores Z3, 2º distrito de Pelotas. Trecho de 460 metros da avenida Rubens Machado Souto, entre a segunda ponte e a entrada da localidade, já recebe intervenções. A Prefeitura está à frente das obras, com acompanhamento técnico da Secretaria de Desenvolvimento Rural.
O trecho será pavimentado com blocos intertravados de concreto do tipo unistein e os serviços estão a cargo da Construtora Capinames.
“É uma obra esperada há anos, principalmente, pelos moradores da Z3. É importante salientar que se trata do início da pavimentação da estrada. Continuaremos na busca de recursos para que o calçamento se estenda pelos cinco quilômetros de extensão da via”, esclarece o secretário Jair Seidel.
As melhorias beneficiam o deslocamento, com qualidade e segurança, de moradores da Colônia Z3, otimizam o comércio de pescado e o transporte de cargas, além de tornar a localidade da zona rural ainda mais atrativa para visitantes.
Conheça o projeto
O projeto em andamento contempla o trecho de 460 metros por 7,5 de largura com terraplenagem, nivelamento do leito, base de brita graduada, meios-fios, drenagem superficial, calçamento e sinalização horizontal e vertical.
O investimento que viabiliza a execução do projeto é de R$ 418 mil, com origem dos recursos em emenda parlamentar indicada ao orçamento da União pelo deputado federal Dionilso Marcon (PT-RS) e contrapartida municipal.
Seidel informa que, além dos recursos já empregados, também tramita na esfera federal mais uma emenda do deputado. Desta vez, de R$ 250 mil, para avanço de requalificação em novo trecho.