Caxias do Sul comemora o bicentenário de Anita Garibaldi

Exposição e lançamento de livro exaltam a memória da heroína de dois mundos

A Secretaria Municipal da Cultura (SMC) promoveu, na tarde desta quarta-feira (04), a abertura da exposição “Caminhos de Anita”, que marca o bicentenário de Anita Garibaldi, e também o lançamento do livro da escritora e presidente da Comissão Estadual do Bicentenário de Anita Garibaldi, Elma Sant’Ana, “Anita Garibaldi: 200 anos”. A mostra referente a uma das personalidades femininas mais cultuadas do Sul do Brasil estará disponível para visitação presencial até 30 de agosto, das 9h às 17h, no hall de entrada da SMC, junto à Estação Férrea.

Ana Maria de Jesus Ribeiro nasceu em Laguna, Santa Catarina, em 30 de agosto de 1821, e aos 18 anos, já separada do primeiro marido, conheceu e se apaixonou pelo italiano José Garibaldi, quando as tropas farroupilhas desembarcaram em Laguna para tomar a cidade. Anita deixou Laguna ao lado do seu amado e lutou pela causa da liberdade no Rio Grande do Sul.

Morreu muito jovem, aos 28 anos, e entrou para a história como a Heroína de Dois Mundos, deixando seu legado registrado como uma mulher à frente do seu tempo. “É de grande importância para o município ser palco para está comemoração referente ao bicentenário de Anita Garibaldi. Ela que foi uma guerreira que quebrou barreiras em um espaço que lhe era negado. Anita é exemplo de coragem e superação. Quando falamos dela, estamos empoderando as mulheres”, ressaltou Aline Zilli, secretária municipal de Cultura.

O ato teve ainda as presenças da vice-prefeita Paula Ioris, do adido cultural do Rio Grande do Sul, César Oliveira; do presidente da Câmara de Caxias do Sul, Velocino Uez e demais vereadores; do secretário de Segurança Pública, Paulo Roberto Rosa da Silva; da presidente da Fundação de Assistência Social, Katiane Boschetti da Silveira; da representante do Departamento de Políticas Públicas para as Mulheres da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Gilcéia Souza; do ex-prefeito de São Marcos, Adair Casarotto; da representante do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Jandira Tisott; da presidente da Comissão Estadual do Bicentenário de Anita Garibaldi, Elma Sant’Ana; da presidente do Instituto Anita Garibaldi do Rio Grande do Sul, Ana Terra; da vice-presidente do Instituto Anita Garibaldi, Neliane Ereno; do prefeito de Jaguari, Beto Turchielo; e de demais representantes do Instituto das cidades de Jaguari, Mostardas, Tavares, São Jerônimo, Rosário do Sul, Gramado e Porto Alegre; e do presidente da União das Associações de Bairros, Valdir Walter.

Sair da versão mobile