Santa Maria abre duas novas exposições no Mês da Cultura

Neste sábado (7), duas atividades artísticas ocorreram no Masm e no Arquivo Histórico Municipal

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria da Cultura, promove o Mês da Cultura 2021, que conta com diversas atrações. Três novas exposições de arte já podem ser visitadas pela população. O Grupo Olhares e convidados inaugurou, na última quinta-feira (5), a mostra “Papelão de Imembuí”, na Sala Monet Plaza Arte, no Monet Plaza Shopping. As obras são uma ressignificação com papelão, uma espécie de atualização do conto de João Cezimbra Jacques sobre a índia Imembuí. A curadoria é do artista Luciano Santos. A mostra ficará montada até o final do mês de agosto.

A Associação de Artistas Plásticos de Santa Maria (AAPSM) e convidados apresenta a exposição “Cor” até 31 de agosto na Sala Angelita Stefani, da Universidade Franciscana (UFN). A curadoria é de Luciano Santos e Marcio Flores. Em meio ao “cinza” e “carregado” dos dias nos quais vivemos, artistas da AAPSM fazem da cor um agente criativo de processos e meios expressivos individuais em painel da produção visual de Santa Maria em dias de isolamento.

Fim de semana de iniciativas

O Museu de Arte de Santa Maria (Masm) esteve aberto neste sábado (7) com a ação Mercado da Arte: Viva Masm. A iniciativa, que integra o Mês da Cultura 2021, ocorreu na fachada do museu. Trata-se de uma ação criada para revitalizar o Centro Integrado de Cultura Evandro Behr que, juntamente com o Arquivo Histórico, tem a intenção de atrair artistas e público para os equipamentos. A exposição teve o apoio da Associação dos Amigos do Museu de Arte de Santa Maria (Amasm). No evento ao ar livre, obras de artistas locais estiveram expostas e disponíveis para comercialização.

Fotos: Bibiana Silveira /divulgação

Também para comemorar o Mês da Cultura 2021, o Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria (AHMSM) realizou a 2ª edição do Sábado no Arquivo, que contou com a participação da secretária de Cultura, Rose Carneiro, e do procurador geral do Município, Guilherme Cortez. No sábado, na sede do Arquivo, ocorreu exposição do acervo e divulgação das atividades. Também ocorreu a comemoração do 11º aniversário da Associação dos Amigos do Arquivo Histórico de Santa Maria (AMARQHIST). Ao longo do mês de agosto, haverá a divulgação de uma série de depoimentos de usuários do AHMSM e de associados da AMARQHIST sobre a cultura em Santa Maria e a importância do Arquivo Histórico Municipal. A divulgação será feita pelo Facebook do AHMSM.

Programação exposições

Até 31 de agosto
Exposição: “Papelão de Imembuí”
– Artistas: Grupo Olhares e convidados
– Horário: das 11h às 20h (horário de funcionamento do Monet Plaza Shopping)
– Local: Sala Monet Plaza Arte, no Monet Plaza Shopping (Avenida Fernando Ferrari, 1.483)

Até 31 de agosto
Exposição: “Cor”
– Artistas: Associação de Artistas Plásticos de Santa Maria e convidados
– Horário: das 9h ao meio-dia e das 14h às 17h
– Local: Sala Angelita Stefani – Conjunto III da Universidade Franciscana (UFN) – Rua Silva Jardim, 1.175

Sair da versão mobile