Desde o início da pandemia, em 2020, o Sanep passou a investir, ainda mais, na modernização do atendimento ao público, beneficiando-se da tecnologia como aliada para superar as dificuldades impostas pelo distanciamento físico. Mesmo com a retomada do acolhimento presencial às demandas da população – a partir de agendamento prévio, a fim de evitar aglomeração –, todos os serviços podem ser solicitados de forma on-line, seja por e-mail, seja pelo site.
Entre os mais de 20 atendimentos disponíveis no portal sanep.com.br, que podem ser acionados sem sair de casa e de forma automática, estão a emissão da 2ª via de faturas pendentes – com data de vencimento atualizada para pagamento; impressão da conta atual; cadastro na rota do abastecimento por caminhão-pipa, para moradores da zona rural; solicitação de conserto e aferição do hidrômetro; envio da defesa do auto de infração; e devolução de importância, em casos de pagamento duplo.
Certidões também podem ser emitidas pelo site: tanto as narrativas, nas quais constam informações cadastrais e/ou financeiras de períodos específicos referentes ao imóvel, quanto as de área alagadiça e as que indicam a negativa de débitos. Ainda há um espaço aos prestadores de serviços, fornecedores e cooperativas conveniadas, destinado ao envio de nota fiscal e prestação de contas.
Atendimento on-line também disponível
Além do site, que permite a requisição de serviços de forma automática, o Sanep responde aos demais atendimentos via e-mail: sanep.dac.atendimento@gmail.com (os documentos necessários para cada solicitação podem ser conferidos no site). A Central Telefônica do Sanep também é um meio de comunicação disponível à população. Pelo telefone (53) 3026-1144, os moradores podem tratar sobre questões de água, esgoto, coleta de lixo e conta de água, além de agendar atendimento presencial. Dúvidas e pedidos de mais informações podem, ainda, ser direcionadas para o WhatsApp: (53) 98417-0008.
Confira quais serviços podem ser solicitados de forma automática no site
- Impressão da conta atual
- Conta por e-mail
- 2ª via de faturas pendentes
- Abastecimento com caminhão pipa
- Defesa de auto de infração
- Instalação de novo hidrômetro em caso de furto
- Vazamento no cavalete
- Aferição do hidrômetro
- Conserto do hidrômetro
- Troca de local de entrega de conta
- Mudança da data de vencimento
- Troca de registro no cavalete
- Baixa de tarifa
- Devolução por compensação
- Certidão narrativa
- Certidão negativa de débitos
- Certidão narrativa de um requerimento
- Certidão de área alagadiça
- Projeto hidrossanitário
- Demonstrativo de imobiliárias
- Requisição de Pequeno Valor (RPV)
- Atendimento a prestadores de serviço, fornecedores e cooperativas
- Agendamento presencial (imobiliárias e protocolo)