A importância de atender os usuários de ônibus de Caxias do Sul em horários de pico, especialmente, entre as 18 e 20 horas, foi tema de reunião realizada nesta quarta-feira (11), entre a presidente do Sindilojas Caxias, Idalice Manchini, acompanhada pela gerente executiva Lisandra de Bona e pela assistente jurídica Andrielle Bernart Barboza, o diretor-geral da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTT), Cleberson Babetzki, o fiscal de Trânsito e Transportes Renato de Oliveira, e os representantes da Visate Thiago Muniz, assistente de planejamento e Valdemir Viegas, coordenador de Operação.
Durante o encontro, a presidente do Sindilojas Caxias, Idalice Manchini, ressaltou que a principal demanda do comércio é no horário de pico à noite, na área central, tanto para os comerciantes quanto para os consumidores. Além disso, houve a situação do Iguatemi sobre o deslocamento da EPI Floresta aos bairros que foi atendida.
Sobre essas questões, o diretor-geral da SMTT, Cleberson Babetzki, afirmou que hoje a população conta com mais ônibus em circulação e mais horários disponíveis para garantir o atendimento em horários de movimento mais intenso e destacou que todas as decisões que se referem ao transporte coletivo envolvem um coletivo composto pela Visate, engenheiros de trânsito, fiscalização e lideranças de entidades ou comunitárias, o que possibilita decisões mais assertivas.
Segundo ele, há um intenso trabalho de planejamento que avalia e monitora a presença de passageiros nos ônibus para atender a necessidade de cada região. Valdemir Viegas informou que a Visate adquiriu 30 ônibus novos, entre eles, oito articulados para atender a população de Caxias.