Santa CatarinaVariedades

Exposição gratuita reúne 63 fotógrafos em Florianópolis

“Fotografia - O lápis da natureza” faz uma homenagem para Fox-Talbot e pode ser visitada a partir de 16 de agosto, em Florianópolis

Para celebrar uma das invenções mais criativas da humanidade e que é usada por muita gente mundo afora, o Espaço Cultural Câmera Criativa promove a mostra coletiva gratuita intitulada “Fotografia – O lápis da natureza”, em Florianópolis. A visitação da exposição, que conta com 63 fotógrafos e 120 fotografias, começa na segunda-feira, 16 de agosto. Ela presta uma homenagem ao Dia Mundial da Fotografia, celebrado em 19 de agosto.

De acordo com Radilson Carlos Gomes, que é um dos idealizadores do espaço, artistas e fotógrafos profissionais e amadores participam da mostra coletiva. Todos são atuais ou ex-alunos da Câmera Criativa – Escola de Fotografia e Arte.

Gomes explica que nos registros podem ser observados os olhares diferenciados de cada participante de acordo com as jornadas fotográficas, identidades e experiências de vida.

“São caminhadas firmes na direção do aprimoramento da linguagem que alcança cada vez mais o caráter democrático/universal que lhe é característico, dominando seus segredos e seus códigos, estes fotógrafos continuam a brindar a humanidade com seus clicks, carregados de emoções e singularidades”, destaca um dos organizadores da mostra.

A mostra coletiva, que recebe o nome de “O lápis da natureza”, presta uma homenagem para o cientista e erudito inglês com múltiplos interesses, William Henry Fox-Talbot (1800-1877). Considerado um dos primeiros fotógrafos e responsável pela popularização da fotografia, Fox-Talbot é o criador do processo da calotipia para a obtenção de imagens negativas reproduzíveis.

O espaço expositivo fica anexo a Câmera Criativa, que está no charmoso casarão da família Brüggemann, um dos prédios mais lindos no entorno da Praça Getúlio Vargas, no Centro na Capital de Santa Catarina.

Fotografia de Ronaldo Andrade na exposição “Fotografia – O lápis da natureza” – Foto: Ronaldo Andrade

Durante a visita o uso de máscara é obrigatório e no espaço disponibiliza álcool em gel para os visitantes. A mostra coletiva fica em cartaz até 4 de setembro de 2021.

Fotógrafos participantes: Adele Dislaken, Aldrea Pereira, Alfredo Tibúrcio, Alicia Alão, Ana Virginia de Castro, Angela Bordini, Annelise Ecco, Bruna Roth, Bruno F. A., Cami Gelbcke, Carol Lorenzoni, Cila, Cris Damiani, Cris Marin, Dimitri W., Eliziana Senff, Eloar Silva, Emelyn Amans, Erieles Pires, Fabia Almeida, Fatima Soll, Felipe Reis, Fredera Filipina, Gabi Stofel, Gabriela Fiorenza, Gabrielly Carvalho, Goga Kraus, Hélora Almeida, Isa Beck, Janaina Zanchin, Jess Pellegrini, Joaquim Correa, Juan Ignácio, Lucia Helena, Luize Ribas, Mara Rejane Freire, Marco Alfredo Sardi, Marcos Joaquim, Mariana Colin, Mariana Eli, Mario Matias, Matheus Carvalho, Maurício Roberto da Silva, Michele Santos, Mila Kichalowski, Moara Lopes, Nil Bernardo, Rafael Lopes, Renan Bairros, Rita Eger, Roberto Alvarenga, Rochele Alano, Ronaldo Andrade, Rosane Gonçalves, Roseli Sartori, Saymon Honorato, Silvia Sordi, Sofia Luz, Susana Barbosa, Tania Ribeiro, Tereza Bez, Viviane d’Ávila e Xedes.

Sobre a Câmera Criativa

A escola é uma das principais referências no ensino da linguagem fotográfica em Florianópolis e no Estado de Santa Catarina. O espaço é um ponto de encontro para fotógrafos e amantes da fotografia, mais do que isso, um lugar de construção coletiva, da prática e do saber fotográfico.

Localizada na Praça Getúlio Vargas, 158, bem no Centro de Florianópolis, a escola promove cursos, palestras, encontros, exposições, viagens e outros eventos voltados ao pensamento da fotografia. Além de oficinas e cursos voltados para alunos iniciantes que procuram se profissionalizar e avançados para fotógrafos profissionais que buscam se aperfeiçoar.

Serviço
Exposição Coletiva “Fotografia – O lápis da natureza”
Visitação:
de 16 de agosto a 4 de setembro de 2021, de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 17h e aos sábados, das 10h às 13h
Local: Câmera Criativa – Escola de Fotografia e Arte (Praça Getúlio Vargas, 158, Centro, Florianópolis/SC)
Informações: (48) 3246-0643 / (48) 99678-2525 ou www.cameracriativa.com.br

Botão Voltar ao topo