NotíciasRio Grande do Sul

Codeca homenageia pioneiros da coleta seletiva em Caxias do Sul

Nesta segunda-feira (16), a Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) prestou homenagem aos idealizadores da implantação da coleta seletiva no Município. O serviço, que teve início em 15 de agosto de 1991, completa 30 anos.

Durante a reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) foram agraciados a professora Vania Elisabete Schneider, atual diretora do Instituto de Saneamento Ambiental da Universidade de Caxias do Sul, e Geraldo Adami, diretor da Codeca na época.

Os troféus alusivos à data foram entregues pelo prefeito Adiló Didomenico e pela diretora-presidente da Codeca, Helen Machado, acompanhados pelo presidente da CIC, Ivanir Gasparin.

O prefeito recordou de quando presidiu o Conselho de Administração de 1989 a 1997 e acompanhou a implantação da coleta seletiva. Lembrou aonde eram depositados os resíduos na época e da evolução com o passar dos anos, levando Caxias do Sul a ser pioneira em várias frentes. “Tivemos oportunidade de ser a primeira cidade a implantar a coleta seletiva. O caminhão passava batendo sininho e as pessoas levavam os resíduos devidamente limpos, separados e acondicionados, o que não se vê mais hoje. Caxias também foi pioneira em coletar e destinar pneus em 2005 e com a coleta mecanizada em 2007, além de termos um novo aterro sanitário”.

Adiló Didomenico ainda falou da parceria com a comunidade. “Sempre que chamada, a comunidade foi muito parceira. Precisamos retomar este estímulo para que Caxias volte a figurar entre as cidades mais limpas do estado e do país”, afirmou.

A presidente da Codeca, Helen Machado, comparou a grandeza da empresa com a cidade de Caxias. Ressaltou o desafio para a sociedade caxiense há 30 anos fazer algo tão inovador como separar resíduos recicláveis dos orgânicos. Disse estar orgulhosa em poder representar os cerca de 1.200 funcionários da companhia, que estão sempre focados em entregar um serviço de qualidade, que nunca pararam seus trabalhos, mesmo com a pandemia. “Temos um processo educativo e corretivo e este ato visa também refletir nas pessoas que dependem desses resíduos, como os nossos colaboradores e recicladores”, destacou.

A professora Vania Elisabete Schneider também foi a palestrante da reunião-almoço. Ao abordar o tema “Do sonho à realidade: 30 anos da coleta seletiva em Caxias do Sul”, detalhou como tudo começou, a história, o desenvolvimento do serviço e os futuros desafios que passam pela elaboração do Inventário dos Resíduos Sólidos, a implantação da logística reversa, a redução dos resíduos destinados ao aterro e a segregação dos resíduos em orgânicos, recicláveis e rejeitos, atendendo ao Plano Nacional de Resíduos Sólidos.

Botão Voltar ao topo