O plano de zoneamento de usos do Complexo Maesa, dentro da perspectiva de identificação dos graus de manutenção, recuperação e restauro, foi apresentado nesta segunda-feira (16/8) à Frente Parlamentar “A Maesa é Nossa”, da Câmara de Vereadores. A vice-prefeita Paula Ioris conduziu a reunião e o detalhamento da apresentação coube aos arquitetos Matias Vazquez e Taísa Festugatto. “A partir desse material, podemos fazer um debate mais maduro sobre o que queremos para a Maesa e o que pode ser feito”, ressalta Vazquez. Foi feita a apresentação detalhada do bloco 1 para que se tivesse conhecimento do método utilizado. A Maesa tem 19 blocos e todos foram avaliados separadamente.
A reunião teve a participação virtual de diversos representantes do Legislativo e do Executivo. Presencialmente, também estavam presentes a secretária de Cultura, Aline Zilli; o presidente da Câmara de Vereadores, Velocino Uez; e o advogado Fábio Vanin, da equipe que elaborou o diagnóstico.
A secretária da Cultura destacou que ainda não existem respostas definitivas sobre a ocupação efetiva, devido à complexidade do local. “Esse diagnóstico começa a clarear algumas questões. Ainda temos a segunda etapa de entrega, que tirarão, da subjetividade, algumas questões de ocupação”, definiu. A vice-prefeita Paula Ioris afirmou entender que muitos dos atuais problemas decorrem da falta de planejamento. “Com esse trabalho detalhado e aprofundado, certamente seremos mais assertivos”, projetou.
A próxima etapa dos trabalhos tem prazo de conclusão programado para 20 de outubro. Até lá, o escritório contratado terá uma agenda permanente com os técnicos da Secretaria de Planejamento. O diagnóstico está disponível para consulta pública clicando aqui.