A equipe médica do Hospital Nossa Senhora das Graças, de Canoas, realizou no sábado (14) uma cirurgia até então inédita na cidade. A retirada de um tumor na medula espinhal foi realizada com sucesso, a partir da incorporação de Aspirador Ultrassônico e Monitorização Neurofisiológica Intraoperatória (MNIO), equipamentos garantidos através da saúde suplementar.
“A utilização dessas técnicas reduz o tempo da cirurgia e o risco de sequelas neurológicas, tornando mais ágil a recuperação pós-operatória”, explica o neurocirurgião Omar Antônio dos Santos, diretor-técnico do HNSG.
A lesão medular foi identificada no paciente de 57 anos a partir da piora da força motora nos últimos seis meses, sendo confirmado o tumor intradural através de ressonância e a necessidade de cirurgia. Com os equipamentos, o procedimento pode ser realizado com mais segurança. O paciente passa bem, percebe a diminuição dos sintomas e deve ter alta já nos próximos dias. O procedimento foi conduzido pelos neurocirurgiões Omar e Rafael Modkowiski, junto com o neurofisiologista Carlo Domênico Marrone, equipe cirúrgica que já tem experiência com esse tipo de procedimento.