Viamão: Emater/RS-Ascar realiza oficina sobre manejo de frutíferas

A Emater/RS-Ascar de Viamão, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA), promoveu uma tarde técnica sobre Manejo e Podas de Frutíferas, na propriedade de Lurdes e Itor Cardoso, no assentamento Filhos de Sepé. A atividade aconteceu nesta segunda-feira (16) e reuniu aproximadamente 20 pessoas, entre agricultores familiares, gestores municipais e agricultores urbanos.

Os participantes receberam dos extensionistas orientações sobre a importância do uso de máscara e álcool em gel, entre outros cuidados de saúde pertinentes aos protocolos sanitários e legislação local sobre atividades coletivas, devido à pandemia da Covid-19.

Durante a oficina, que integra o Plano Desenvolvimento de Fruticultura de Viamão, os agricultores receberam informações sobre preparo do solo, seleção de mudas, espaçamento e plantio, além das técnicas de podas em diferentes situações e estágios das frutíferas.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar de Viamão, Gladimir Ramos de Souza, que conduziu a atividade, o inverno é o melhor período para a prática da poda. “Nos citros temos podas de formação, de limpeza, de frutificação e de rejuvenescimento”, cita Souza, que explica que a poda de formação é para deixar os galhos bem distribuídos e permitir boa insolação nas frutas e circulação de ar.

A poda de limpeza é para tirar galhos quebrados, tortos ou que cruzam com outros galhos. A poda de frutificação é realizada para arejar as copas que possam estar fechadas, impedindo o sol. Já a poda de rejuvenescimento é para árvores antigas, onde os galhos velhos são cortados para que novos cresçam e a árvore possa voltar a produzir.

A atividade contou ainda com a presença da professora aposentada da Ufrgs, engenheira agrônoma Ingrid Bergman de Barros, que preparou a solução água de vidro, uma alternativa de manejo agroecológico para o controle de pragas e ameaças ao pomar.

Sair da versão mobile