A Secretaria Municipal da Saúde de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, foi notificada nesta quinta-feira (19) sobre a confirmação de três novos casos de Covid-19 pela variante delta e a transmissão comunitária. Os pacientes residem no município e não possuem histórico de viagem ou contato com pessoas que tenham viajado para localidades onde já há transmissão comunitária dessa linhagem do vírus.
O primeiro caso identificado em Canoas, notificado pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), foi de uma mulher de 31 anos. Nesse caso, porém, ela esteve no Rio de Janeiro antes de apresentar os sintomas. Todos os pacientes apresentaram manifestações leves da Covid-19 e já cumpriram o período de quarentena em casa. Além dos quatro casos (um importado e três autóctones), outros sete casos suspeitos aguardam análise da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). As amostras foram enviadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen).
Medidas de proteção
Diante do crescimento de casos da variante delta no Estado, a Secretaria da Saúde reforça a importância de a população de Canoas manter as medidas de proteção contra a Covid-19: uso correto da máscara, lavar as mãos com frequência, uso do álcool em gel, manter ambientes arejados e evitar aglomerações. Esses cuidados devem ser seguidos mesmo entre as pessoas já vacinadas, incluindo aquelas com o esquema completo de imunização.
Vacinação
A vacinação é o método mais eficaz para reduzir o número de pessoas com sintomas, internações, casos graves e óbitos pela Covid-19. Por isso, é fundamental que as pessoas se vacinem. Quem já recebeu a primeira dose deve ficar atento à data que aparece na carteirinha de vacinação e ao cronograma divulgado nos canais oficiais de comunicação da Prefeitura para completar a imunização.
Centros de testagem
Desde janeiro deste ano, a ampliação do número de exames se transformou em uma das principais estratégias da Prefeitura para conter a disseminação do coronavírus, tornando-se uma das cidades gaúchas que mais investe na testagem em massa da população.
Em caso de sintomas gripais, suspeita de Covid-19 ou contato com casos positivos confirmados, a população deve procurar um dos cinco centros de testagem disponibilizados pelo município. Os serviços funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e contam com dois tipos de teste: teste rápido de anticorpos e RT-PCR, realizado somente mediante apresentação de requisição médica. Mesmo com o avanço da vacinação, a testagem em massa continua sendo uma importante ferramenta para frear a transmissão do coronavírus.
Endereços:
- Centro de Testagem Móvel – Praça do Avião, Centro
- UBS CAIC – R. Vinte e Um de Março, 100, Setor 4 A, Bairro Guajuviras
- UBS União – R. São Borja, 395, Bairro Mathias Velho
- UBS Nova Niterói –R. Quaraí s/n°, Bairro Niterói
- Subprefeitura Sudoeste – Rua Edgar Fritz Muller, 430, Bairro Rio Branco
- Escritório de Comunicação – PMC