NotíciasRio Grande do Sul

Caxias do Sul abre programação da 10ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência

Programação é organizada pela Coordenadoria de Acessibilidade da prefeitura municipal

A Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social de Caxias do Sul realizou na manhã desta segunda (23/8), em cerimônia no saguão do Centro Administrativo, a abertura oficial da 10ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. A programação ocorre anualmente com objetivo de esclarecer a comunidade sobre deficiências, acessibilidade e inclusão, promovendo também a integração das pessoas com deficiência e seus familiares em todos os níveis sociais.

Fotos: João Pedro Bressan /PMCS

Esta edição traz a temática “Distanciamento físico, mas não social: a pessoa com deficiência na pandemia”. Para a assistente social da Coordenadoria de Acessibilidade, Lucélia Gomes, as restrições no convívio social, vivenciadas em todo o mundo nos últimos meses, sempre foram reais para o público PcD. “Para a pessoa com deficiência, este vírus tem outro nome: a falta de acessibilidade”, pontuou.

O prefeito Adiló Didomenico citou projetos como padronização de calçadas, retirada de orelhões e de vendedores ambulantes do passeio público como exemplos de medidas do Município para facilitar a rotina do público PcD. “Já tivemos muitas conquistas, por meio da lutas, no setor público e na iniciativa privada. Que possamos construir juntos uma realidade melhor”, defendeu. O secretário Paulo Roberto Rosa da Silva reafirmou o compromisso de trabalhar por melhorias em acessibilidade, não apenas em prédios públicos, mas no âmbito do município.

O protocolo marcou ainda a abertura da exposição “Traços possíveis: Uma poética sobre a baixa visão”, da artista e servidora municipal Natália Bianchi, portadora de baixa visão. A exposição estará aberta para visitação durante toda a semana, no saguão do Centro Administrativo. A cerimônia ainda teve as presenças do chefe de Gabinete, Cristiano Becker; do presidente da Câmara de Vereadores, Velocino Uez; do presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, José Reis; e da diretora de Proteção Social, Suely Rech. Na sexta (21), já havia sido realizada a live “Saúde bucal na T21”.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA

Quarta (25), às 14h, no mezanino do Centro Administrativo
Bate-papo sobre a exposição “Traços possíveis: Uma poética sobre a baixa visão”, com Natália Bianchi

Quarta (25), às 19h, em instagram@milena.eich
Live “Transformando fotografias em palavra por meio da audiodescrição”

Quinta (26), às 14h, no canal do youtube da Prefeitura de Caxias do Sul
Live “Desafios e perspectivas: pessoa com deficiência na pandemia”, com professor Adilso Corlassoli

Sexta (27), às 9h, no auditório do Centro Administrativo
Apresentação do Mapeamento das Pessoas com Deficiência

Botão Voltar ao topo