Gatil de Pelotas tem pets aguardando por adoção

Dos sete gatos que ocupam as vagas do espaço coordenado pela Prefeitura, dois estão disponíveis para adoção responsável

Carinhosos, brincalhões e dóceis: essas são algumas das características dos gatos hospedados no Gatil Municipal, e que aguardam por adotantes responsáveis. Dos sete felinos que se encontram no espaço administrado pela Prefeitura, Amadeu e Bartô são os únicos que já concluíram os tratamentos, e estão aptos para integrar um novo lar.

Conheça aqueles que querem fazer parte da sua família

Amadeu

O gatinho Amadeu tem aproximadamente quatro anos de idade, e chegou ao Gatil em janeiro deste ano. Ele é castrado, saudável, gosta de lugares quentinhos e é muito tranquilo.

Bartô

Bartô – Fotos: Rodrigo Chagas

Adulto, inteligente, comilão e curioso: esse é o Bartô, um moço que tem cerca de cinco anos de vida, e está no espaço desde fevereiro. Assim como o Amadeu, Bartô também é castrado, saudável e quer uma nova família para chamar de sua.

Como eles chegaram até o Gatil Municipal?

A veterinária Cristiane Berçot, responsável técnica do local, contou que os dois animais foram resgatados das ruas pelas equipes da Vigilância Ambiental, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a pedido de moradores do bairro Simões Lopes, no Fragata, por onde transitavam.

Os felinos apresentavam lesões cutâneas sugestivas de esporotricose e passaram por exames laboratoriais realizados pela equipe do Centro de Controle de Zoonoses para o diagnóstico da doença. Após a confirmação, Amadeu e Bartô foram encaminhados para realizar os tratamentos necessários junto ao gatil municipal.

A esporotricose é uma micose subcutânea causada por fungos do complexo Sporothrix, muito comum em gatos, e que pode ser transmitida paras as pessoas e outros animais através de arranhões ou mordidas.

Superlotação no Gatil

Atualmente, o espaço reservado para sete felinos encontra-se com todas as vagas ocupadas, não podendo receber mais nenhum inquilino de quatro patas. Por isso, a Prefeitura pede que a população olhe com mais carinho para os animais, e que adotem aqueles que querem somente uma chance de terem uma vida mais tranquila e feliz.

Requisitos para adotar um parceiro de quatro patas

Além das exigências legais que devem ser cumpridas, o tutor também deve estar consciente de que os animais precisam de muito mais que um espaço para dormir, brincar e de alimentação. Eles também necessitam de amor, carinho, atenção, acompanhamento veterinário e, principalmente, de planejamento. É necessário estar ciente de que o animal é um membro da família, e assim, incluí-lo em tudo o que for programado.

O adotante deve, ainda, passar por algumas etapas para saber se está apto ou não para levar um animalzinho para casa. São elas:

O Gatil funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30min e, aos sábados, domingos e feriados, das 9h30min às 16h. O espaço fica localizado na BR-392, km 71, ao lado da Hospedaria de Grandes Animais, perto do viaduto de acesso à Canguçu.

Em virtude da pandemia de coronavírus, a direção do local pede que os visitantes comuniquem todas as visitas, previamente, a fim de evitar aglomerações. O telefone para contato é o (53) 3271-0006.

Sair da versão mobile