Palestra com psiquiatra faz parte da Campanha de Valorização da Vida, em Caxias do Sul

Prefeitura Municipal apoia a campanha, por meio da Secretaria Municipal da Saúde

“Precisamos falar sobre: quando a mente adoece” é o tema da palestra que será conduzida pelo Dr. Ledo Daruy Filho, médico psiquiatra da Rede de Atenção Psicossocial de Caxias do Sul, na próxima terça-feira (31/08), às 19h. A ação integra a Campanha de Valorização da Vida, promovida pela Câmara de Indústria e Comércio (CIC), com apoio da Prefeitura de Caxias do Sul por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

O objetivo da palestra é proporcionar conhecimento a respeito de saúde mental, ampliando a percepção sobre esse aspecto e encorajar as pessoas a buscarem ajuda. “A ideia é auxiliar as pessoas a entenderem os sinais de adoecimento e sofrimento mental, perceber quando as pessoas não estão bem. Procurar entender os processos de saúde mental do outro. Saúde mental é um tema que as pessoas não têm muito conhecimento, a ideia é desmistificar e esclarecer, para estimular a sensibilidade. Muita gente ainda acha que depressão é fraqueza”, explica.

Ledo Daruy Filho atua no Sistema Único de Saúde (SUS) através do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Reviver. Possui formação em psiquiatria e especialização em psicoterapia cognitiva. Também é membro da Comissão Técnica de Planejamento e Monitoramento em Saúde Mental do município.

A palestra ocorre em formato híbrido, com público presencial e transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da CIC Caxias. A vice-prefeita de Caxias do Sul, Paula Ioris, fará a abertura. O ingresso é um quilo de alimento não perecível, que será doado para o Banco de Alimentos de Caxias do Sul. Inscrições devem ser feitas até as 12h do dia 30/08 em www.ciccaxias.org.br.

Em caso de sofrimento, o Centro de Valorização à Vida (CVV) está disponível para atendimento 24 horas por dia, pelo telefone 188. No município, pelo SUS, as pessoas que necessitarem de atendimento podem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou diretamente nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

Endereços e telefones dos CAPS

Cidadania: Rua Plácido de Castro, 733 – Exposição – 3901.1324
Novo Amanhã: Rua Padre Tiago Alberione, 290 – São Ciro – 2101.0555
Reviver: Avenida Júlio de Castilhos, 3401 – Cinquentenário – 3901.1302
Infanto Juvenil Mosaico Aquarela: Rua dos Ipês, 715 – Cinquentenário – 3901.1296

Sair da versão mobile