Rio Grande do Sul

DetranRS credenciará empresas para fase preparatória dos leilões

O DetranRS vai credenciar empresas responsáveis pela fase preparatória dos leilões. As credenciadas farão a decalcagem, identificação, inspeção, classificação, avaliação e loteamento, permitindo regionalizar o trabalho hoje realizado por servidores da autarquia, que precisam se deslocar para todas as regiões do Estado.

A Portaria 249, publicada em 31 de agosto, normatiza a atividade e atende à recomendação do artigo 328 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), instituindo o Sistema Estadual de Leilão Virtual de Veículos.

No Rio Grande do Sul, os leilões de veículos e sucatas virtuais já vinham sendo adotados desde o início da pandemia, devido à necessidade de continuidade do serviço e graças à implantação do projeto piloto que estava em andamento na autarquia desde 2017.

A Portaria foi criada para buscar a otimização das etapas para todos os envolvidos, reduzindo prazos, aumentando a capacidade de venda de veículos e sucatas e gerando economia aos cofres públicos por meio do esvaziamento dos pátios de Centros de Remoção e Depósito (CRDs).

Botão Voltar ao topo