Porto AlegreVariedades

Fundação Iberê inaugura exposição de José Alberto Nemer

A exposição Nemer – aquarelas recentes, do mineiro José Alberto Nemer, inicia no próximo sábado (18) na Fundação Iberê, em Porto Alegre. A mostra é a continuação de uma série que vem sendo apresentada desde os anos 1990 e reúne 20 obras produzidas sobre papel francês.

São quadrados, retângulos, grelhas, hachuras, círculos, trapézios, elipses, cruzes e arcos que povoam peças de diferentes formatos, começando nos 100 x 100 cm, até o inusual, pelas grandes dimensões, formato de 150 x 200 cm.

Para o curador Agnaldo Farias, os trabalhos de Nemer propiciam um intermitente confronto entre uma orientação construtiva e um impulso orgânico. Diluídos na água, seus pigmentos correm pela folha, adivinhando suas minúsculas fissuras e revelando o acidentado da topografia do papel. A dimensão construtiva de suas obras se expressa, continua Farias, no recurso a figuras geométricas variadas, veloz e cuidadosamente executadas com lápis de grafite duro, com o apoio de régua, compasso.

Sobre o artista
José Alberto Nemer é doutor em Artes Plásticas pela Université de Paris VIII. Lecionou em universidades brasileiras e estrangeiras, como a UFMG (1974 a 1998) e a Sorbonne (1974 a 1979). Nemer participa de salões e bienais no Brasil e no exterior.

NEMER – AQUARELAS RECENTES | SERVIÇO:
Abertura: 18 de setembro | Sábado
Visitação: até 19 de dezembro de 2021
Horários: 14h às 18h
Agendamento pelo Sympla: https://bileto.sympla.com.br/event/66447/d/107973
De 17 a 20 de novembro, será cobrado valor único (individual) de R$ 5

Botão Voltar ao topo