O governador Eduardo Leite anunciou o chamamento de 410 agentes penitenciários e 136 agentes penitenciários administrativos do concurso público vigente. Dessa forma, será ampliado e qualificado o quadro funcional da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), ligada à Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo (SJSPS).
Leite enfatizou que a autorização para chamar novos servidores reforça a valorização que sua gestão concede à instituição e ao trabalho dos servidores penitenciários, muito importantes para o sistema de segurança pública.
O secretário da SJSPS, Mauro Hauschild, pontuou que este anúncio faz parte do processo de reconhecimento do sistema penal na política de segurança pública.
Superintendente da Susepe, José Giovani Rodrigues de Souza destacou que o chamamento é mais uma demonstração da importância do sistema penitenciário para o governo do Estado, possibilitando reforçar o quarto eixo do programa RS Seguro na segurança pública, que é o sistema prisional.