Veículos elétricos podem ser carregados em movimento através de nova tecnologia
Uma tecnologia inovadora sobre o carregamento de veículos elétricos foi desenvolvida por pesquisadores da ORNL (Oak Ridge National Laboratory), em parceria com a Hevo, pioneira em desenvolvimento de soluções de carregamento automotivo sem fio. O sistema tem uma bobina eletromagnética polifásica com uma densidade de potência de 1,5 megawatts por metro quadrado, cerca de 8 a 10 vezes maior que a tecnologia usada atualmente, o que permite que os veículos elétricos sejam carregados enquanto estão em alta velocidade.
Tecnologia menor e mais leve
“A densidade de potência de superfície desse novo dispositivo de carregamento sem fio permite níveis de energia mais elevados em uma bobina mais fina e leve. Isso reduz o peso geral do veículo elétrico, aumentando sua eficiência e seu alcance para rodar por longas distâncias”, diz Xin Sun, o diretor do laboratório de ciência e tecnologia do ORNL.
O laboratório ORNL trabalha também em um conversor que é capaz de eliminar um dos estágios de conversão de energia por meio de transferência sem fio, o que cria uma infraestrutura estacionária mais compacta e econômica, além de desenvolver a bobina eletromagnética polifásica.
Essa tecnologia inovadora funciona da seguinte maneira: ela reenergiza a bateria quando esta é colocada sobre uma plataforma de carga ou passa por uma estrada que foi especialmente projetada para transferir a energia através do espaço de ar entre as bobinas magnéticas embutidas no solo e no carro.
“Com apenas um dispositivo sem fio montado no veículo, o motorista pode carregá-lo com níveis de até 300 quilowatts enquanto dirige, com uma eficiência energética de até 96,5%. Toda essa funcionalidade é incorporada em um pacote ao lado do veículo do tamanho de uma caixa de pizza média”, explica Jeremy McCool, CEO da Hevo.
Mais agilidade na hora de carregar o veículo
Hoje em dia, os veículos elétricos comerciais têm baterias que variam entre 30 kWh e 60 kWh e são necessários de 15 a 20 minutos para carregar a fonte de 300 kW, conforme o site tecnonotIcias destacou. Para diminuir esse tempo para 5 a 10 minutos, é necessário aumentar a potência para meio megawatt ou mais, fato que torna a fabricação inviável.
Porém, o desenvolvimento realizado pelo ORNL, do sistema de carregamento sem fio de veículos elétricos, permite a eletrificação dinâmica em tempo real. Esse fato reduz o tamanho das baterias internas, deixa a estrutura mais leve e também aumenta a autonomia, o que possibilita aos carros trafegarem por mais quilômetros, sem a necessidade de parar para recarga.