NotíciasRio Grande do Sul

Escola Pública de Trânsito de Caxias promove ação sobre Prevenção de Acidentes

Atividade integra programação da SIPAT e ocorreu na Codeca

Na manhã desta terça-feira (14/09), a Escola Pública de Trânsito (EPT) da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) promoveu mais uma atividade voltada à educação e à conscientização no trânsito. A ação aconteceu na Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca), no bairro Centenário, e foi direcionada aos servidores que trabalham nos setores de obras e de operação de máquinas. As atividades integram a programação da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT).

A atividade, realizada no CTG da Codeca, contou com a participação de 46 servidores, que ouviram a palestra do gerente da EPT, Joelson Queiroz. No encontro, Queiroz apresentou os principais dados presentes no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que são artigos motivadores de infrações. Entre o público presente, também houve discussões e bate-papo sobre a atuação da Fiscalização de Trânsito. Dos tópicos abordados, constaram a classificação dos acidentes de trânsito, os cuidados preventivos e as principais causas de sinistros: alcoolemia, excesso de velocidade e uso do celular ao volante. As experiências de Queiroz em blitzes e operações de trânsito também pautaram a palestra.

De acordo com Fernanda Girelli, presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Codeca, o tema de 2021 é “Atitudes e Atos Seguros”. “Estamos promovendo ações internas onde temos como objetivo o resgate da autoestima, de valores, de melhor qualidade de vida e prevenção a acidentes. A promoção da saúde física e mental dos profissionais da Codeca é muito importante para todos nós”, destacou Fernanda. Ela salienta também que a SIPAT busca transmitir mensagens sobre a valorização da vida e da importância que todas as pessoas têm.

Para Queiroz, as ações da SIPAT trazem múltiplos benefícios. “Além de ser uma atividade relevante para a comunidade, ampliando o conhecimento sobre o CTB e sobre a promoção da conscientização viária, desmistificamos dúvidas sobre o trabalho da Fiscalização de Trânsito e aproximamos pessoas de um trânsito mais seguro e humano”, sentenciou Queiroz.

Botão Voltar ao topo