Agentes do Grupamento de Defesa Ambiental (GDA), da Guarda Civil Municipal de São Leopoldo resgataram sete filhotes de gambás recém-nascidos. A ação ocorreu na estrada do Quilombo, bairro Campestre, no domingo, 19 de setembro, após a GCM receber a informação Centro de Comando e Monitoramento (Cecom) sobre a morte do animal silvestre possivelmente por atropelamento.
Ao chegar no local indicado, foi constatada a morte da mamãe gambá e a localização dos filhotes na sua bolsa. Eles foram encaminhados ao Zoológico de Canoas que possui condições de recepcionar, triar e tratar os animais silvestres resgatados ou apreendidos pelos órgãos fiscalizadores.
Zoológico Municipal de Canoas
Existe desde 2005 e é referência na região quanto à recuperação de espécies da fauna silvestre nativa, educação ambiental e lazer para a comunidade. O local recebe animais silvestres por entrega voluntária, resgate ou oriundos de apreensão de fiscalização. Após um período de recuperação esses animais são devolvidos ao seu habitat por meio de soltura ou encaminhamento para empreendimentos de fauna devidamente autorizados.