Porto Alegre

Porto Alegre homenageia o ipê amarelo no Dia da Árvore

Nesta terça-feira,  21 de setembro, é comemorado o Dia da Árvore. E para celebrar a data, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) de Porto Alegre apresenta o ipê-amarelo, uma das mais conhecidas e cultivadas árvores do país.

Em 1961, o então presidente Jânio Quadros encaminhou projeto para declarar o ipê-amarelo, da espécie Tabebuia vellosoi, como a flor nacional. O projeto foi arquivado, mas o ipê, com ocorrência em praticamente todos os estados do Brasil, é bastante popular por sua beleza e exuberância das flores.

Esta espécie nativa, da família botânica Bignoniacea, pode atingir mais de 10 metros de altura. Durante o inverno, as folhas do ipê-amarelo caem, e a árvore fica completamente despida. No início da primavera, sua floração amarela intensa proporciona verdadeiros espetáculos pelas ruas de Porto Alegre. São árvores que gostam de calor e sol pleno e podem ser admiradas em muitos pontos da cidade, em vias como José Albano Volkmer, Ipiranga e Getúlio Vargas.

O projeto Árvore do Mês é uma iniciativa da Smamus iniciada em setembro de 2019 e visa a levar informação à população sobre a riqueza arbórea da cidade

Curiosidade – “Ipê” e “ipé” vêm do tupi ï’pé, que significa “árvore cascuda”. Os ipês também são conhecidos popularmente como pau-d’arco, peúva, ipé, ipeúna e paratudo. “Pau-d’arco” é uma referência ao uso pelos povos indígenas do Brasil como matéria-prima para confecção de arcos. Já “Ipeúva” vem do tupi ip’ïwa, que significa “árvore da casca”.

Botão Voltar ao topo