Pelotas promove ações durante a Semana de Combate à Raiva

A Semana de Combate à Raiva inicia neste sábado (25) em Pelotas. A programação reúne uma série de ações que serão realizadas pela Secretaria de Saúde (SMS), através do Centro de Controle de Zoonoses e da Vigilância Ambiental. Serão atividades de orientação, blitz educativa, além de um evento na terça-feira (28) – Dia Mundial da Raiva –, das 10 às 12h30, no Mercado Central, com exposição de animais do Canil Municipal que estão disponíveis para adoção.

Conscientização

As ações buscam conscientizar a população sobre a importância da vacinação dos animais de estimação e de manter os cuidados básicos. A coordenadora do programa de Vigilância da Raiva, Roberta Mota, destaca que essa é uma zoonose fatal para os animais e para os humanos que venham a contraí-la. “Apesar da não ocorrência de casos de raiva no nosso Estado, a vigilância desta doença deve ser permanente e todos os cães e gatos devem ser vacinados anualmente, sob responsabilidade dos proprietários”, afirma a veterinária.

Ainda de acordo com a Vigilância Ambiental do Município, os últimos casos de raiva registrados no Rio Grande do Sul ocorreram em 1981 e 1988. Sendo que desde 1985 a doença não é notificada em Pelotas.

Prevenção à Raiva

A raiva não tem cura e a única forma de prevenção é por meio da vacinação. Por isso, deve-se sempre evitar a aproximação de cães e gatos errantes, não mexer ou tocá-los quando estiverem se alimentando, com crias ou mesmo dormindo, e nunca tocar, também, em morcegos ou outros animais silvestres diretamente, principalmente quando estiverem caídos no chão ou forem encontrados em situações não habituais.

Confira a programação:

* 25 de setembro – sábado

10h – exposição de cães disponíveis para adoção do Canil Municipal com orientações quanto a posse responsável.

– Atividades educativas de orientação à comunidade sobre profilaxia e prevenção da raiva em conjunto com o projeto de extensão “O Cuidado é o Segredo”, curso de enfermagem da UCPEL, no Parque da Baronesa, nos turnos manhã e tarde.

* 27 de setembro – segunda-feira

– Roda de conversa virtual com as Redes de Atenção Primária a Saúde sobre o Programa de Prevenção e Controle da Raiva, com as Vigilâncias Epidemiológica e Ambiental, nos turnos manhã e tarde.

* 28 de setembro – terça-feira

9h- Atividade no Largo Edmar Fetter divulgando o dia Mundial de Prevenção da Raiva, com orientação à comunidade e distribuição de material educativo.

10h- Exposição de cães disponíveis para adoção do canil municipal.

* 30 de setembro – quinta-feira

14h30- Blitz educativa sobre prevenção da raiva com distribuição de material informativo na Avenida Domingos de Almeida, em frente o Parque da Baronesa.

Sair da versão mobile