Porto AlegreRio Grande do SulSaúde

Hospital da Brigada Militar inaugura sistema de cirurgia robótica

Aparelho foi inaugurado no aniversário de 124 anos do Hospital da Brigada Militar de Porto Alegre

O Hospital da Brigada Militar de Porto Alegre (HBMPA) celebrou seu aniversário em cerimônia realizada nesta sexta-feira (24), na área externa do hospital. O HBMPA comemora 124 anos de serviços prestados aos policiais militares da corporação e familiares, a modernização do atendimento e projeta a implementação de melhorias para o futuro. Junto a comemoração da data, também foi realizado o lançamento da plataforma de cirurgia robótica, a mais nova aquisição do HBM.

A plataforma de cirurgia robótica é um aparelho moderno e inovador que tem como objetivo trabalhar com cirurgias minimamente invasivas. O aparelho possui três componentes principais: o console do cirurgião, o robô cirúrgico com acesso ao paciente e um rack composto pelo sistema de processamento de imagem e de energia.

A cirurgia robótica pode ser utilizada em diversas especialidades, como: urologia, cirurgia geral, cirurgia bariátrica, ginecologia, cirurgia cardíaca e proctologia. Atualmente, a cirurgia mais realizada e com maior número de estudos no mundo é a Prostatectomia Radical (retirada da próstata para tratamento do câncer).

Os resultados positivos da cirurgia robótica para a qualidade de vida dos pacientes são inúmeros, com destaque para: a diminuição da perda de sangue; o menor tempo de internação; cicatrizes menores devido à não necessidade de incisões mutiladoras; redução da dor e da necessidade de medicação prolongada; recuperação mais rápida e com menos complicações; menor risco de infecção; redução da necessidade de procedimentos adicionais e retorno mais rápido às atividades.

Já para os médicos, estudos demonstraram que a cirurgia robótica proporciona melhor visualização e permite movimentos mecânicos com maior grau de liberdade, além da diminuição da fadiga ou tensão nas articulações devido ao design ergonômico do robô.

O evento de inauguração contou com a presença dos deputados estaduais Tiago Duarte e Rui Irigaray, do Comandante-Geral da Brigada Militar Coronel Vanicius Cesar Santarosa, do Subcomandante-Geral da BM Coronel Cláudio dos Santos Feoli, do Chefe do Estado-Maior da BM Coronel Rogério Stumpf Pereira JR, do Diretor do Departamento de Saúde Coronel Igor Wolwacz Junior e demais autoridades.

Botão Voltar ao topo