Cidades do RSGeralRio Grande do Sul

Uma Semana Animal de Santa Maria inicia hoje sua programação

Inicia nesta segunda-feira (4), data que marca o Dia Mundial dos Animais e o Dia de São Francisco de Assis, santo católico protetor dos animais, a programação da Semana Animal de Santa Maria. A programação promovida pelo Município se estende até domingo (10). Ao todo, são sete atividades, organizadas pela Secretaria de Meio Ambiente com apoio do Empório Pet Store, do site Conexões Pet, dos Supermercados Beltrame, da Gradual Impressões, da Cia dos Bichos e da Associação dos Professores Universitários de Santa Maria (Apusm).

“Promover ações de cuidados com os animais é um dos compromissos do nosso governo. Cuidas dos animais significa também cuidar do meio ambiente e da saúde da população como um todo. Na última segunda-feira (27), participamos do lançamento do programa Melhores Amigos – Bicho Sente, do Governo do Estado, que contemplou Santa Maria com recursos que vão reforçar as nossas ações. Estamos focados e unidos em torno desse objetivo”, afirma o prefeito Jorge Pozzobom.

O secretário municipal de Meio Ambiente de Santa Maria, Guilherme Rocha, vai ao encontro da fala de Pozzobom. Ele ressalta a atenção dada pela Prefeitura no combate aos maus-tratos e ao controle populacional dos animais.

“Nunca tivemos tanta atenção com a causa animal como agora. A Prefeitura tem uma superintendência com dois médicos-veterinários que atuam exclusivamente com questões de maus-tratos e controle animal. Também contamos com estagiários e fiscais que atuam em ações dessa área. Além disso, a Secretaria de Meio Ambiente tem trabalhado junto a órgãos policiais no atendimento a denúncias de maus-tratos. Então, estou muito feliz com o que está ocorrendo esse ano, não só por parte da secretaria, mas também pelo trabalho desenvolvido pela polícia, pelo Ministério Público e pelo Legislativo”, afirma o secretário de Meio Ambiente, Guilherme Rocha.

O superintendente de Bem-Estar Animal da Prefeitura de Santa Maria, Alexandre Caetano, lembra que a central que trata do tema foi criada por lei em 2012, mas só se tornou realidade em 2017.

“Desde então, buscamos atender uma lacuna que existia em Santa Maria. Estamos trabalhando com muito afinco na microchipagem, para incentivar a posse responsável, e na domiciliação de animais em situação de vulnerabilidade e, já estamos no preparando para trabalhar ainda mais voltados ao controle de natalidade. Em Santa Maria, os animais estão deixando de ser objeto de direito para se tornarem sujeitos de direito. A Prefeitura mostra o caminho, mas é importante lembrar que o cuidado com os animais é uma responsabilidade de toda a sociedade”, relata o superintendente.

‘Uma Semana do Animal’ terá o lançamento da campanha Focinho Solidário, que pretende arrecadar ração para cães e gatos, além de atividades de Pet Terapia na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e palestras para estudantes da escola João da Maia Braga, no Passo das Tropas, e da escola Tenente João Pedro Menna Barreto, no Bairro Caturrita. Também durante a semana será assinado um termo de cooperação para formalizar a parceria entre a Prefeitura e o Mantenedouro São Braz, que, ao longo dos últimos anos, têm se auxiliado mutuamente em ações voltadas ao bem-estar animal.

Na quinta-feira (7) pela tarde, a Superintendência de Bem-Estar Animal fará uma ação de microchipagem no Bairro Campestre do Menino Deus. O diferencial do trabalho é que serão microchipados não só equinos, como já tem ocorrido, mas também cães.

O encerramento da ‘Uma Semana Animal’ terá a Feira de Adoção de Animais, na Praça do Mallet. O evento será realizado com a parceria das ONGs cadastradas no Executivo Municipal e de protetoras independentes. A feira contará com cerca de 40 animais, todos retirados em situação de abandono ou maus-tratos. Eles estarão castrados e microchipados. A organização Feira de Adoção de Animais respeitará todos os protocolos vigentes para controle da propagação da Covid-19.

UMA SEMANA ANIMAL – De 4 a 10 de outubro

Programação

Segunda-feira (4)

– Lançamento da campanha Focinho Solidário – Arrecadação de ração para cães e gatos a ser destinada para ONGs cadastradas junto ao Município. Os pontos de coleta serão os seguintes:

Prefeitura de Santa Maria (Rua Venâncio Aires, 2.277, Bairro Centro)
Emporium Pet Store (Avenida Fernando Ferrari, 1.711, Bairro Nossa Senhora de Lourdes)
Supermercados Beltrame (na Rua Euclides da Cunha, 1.579, na Rua Venâncio Aires, 2.650, e na Avenida Hélvio Basso, 1.145)
Cia dos Bichos (na Rua Dr. Bozano, 370, na Avenida Fernando Ferrari, 1.651, na Avenida Medianeira, 2.249, na Faixa Nova de Camobi, 101, e na Rua Professor Teixeira, 1.586)

Terça-feira (5)

– Pet Terapia na Apae – Atividade que utiliza os animais como auxiliares em terapias com crianças e adolescentes com necessidades especiais

Quarta-feira (6)

– Assinatura do termo de cooperação entre a Prefeitura de Santa Maria e o Mantenedouro São Braz

Quinta-feira (7)

– Palestra/aula sobre bem-estar animal com estudantes da escola Tenente João Pedro Menna Barreto, no Bairro Caturrita

– Durante a tarde, haverá microchipagem de equinos e cães no Bairro Campestre do Menino Deus

Sexta-feira (8)

– Palestra/aula com estudantes da escola João da Maia Braga, no Passo das Tropas

– Blitz Educativa – A partir das 16h, ação da secretaria de Mobilidade Urbana sobre “redução da velocidade para segurança de pessoas e animais”, na Avenida Presidente Vargas

Domingo (10)

– Encerramento da Semana do Dia do Animal, com Feira de Adoção de Animais, na Praça do Mallet, das 14h às 18h. A organização do evento é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e do site Conexões Pet.

Haverá entrega de brindes e integração com os grupos de protetores de animais, além de benção de frei franciscano aos animais que estiverem no local.
Serão cerca de 40 animais para adoção. Todos foram retirados de situação de abandono ou maus-tratos e estarão castrados e microchipados.

O espaço destinado à feira será telado e haverá limite de acesso de pessoas ao local para que o correto distanciamento social possa ser mantido. O público também terá acesso a álcool em gel antes de ingressar no espaço

Botão Voltar ao topo