Porto AlegreTecnologia & Inovação

Porto Alegre sediará edição da South Summit em 2022

Edição brasileira da feira será realizada em março

A South Summit, maior feira de inovação do Sul da Europa será realizada em Porto Alegre em 2022. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (6) durante o segundo dia da South Summit 2021, em Madri, na Espanha, com a presença do governador Eduardo Leite e do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo. A edição brasileira da South Summit, maior feira de inovação do Sul da Europa, será realizada em março do próximo ano.

“Essa colaboração que o governo do Estado e a prefeitura de Porto Alegre têm ajuda a criar um ambiente muito bom. Temos universidades, empresários que estão aqui na missão conosco em Madri, e estamos todos colaborando mutuamente para fazer com que o RS seja cada vez mais referência em inovação. Temos 6% da população do Brasil, mas 12% dos doutores, as melhores universidades, a melhor universidade pública do país e duas das melhores universidades privadas, de acordo com o Ministério da Educação. É um ecossistema perfeito para a inovação, e a chegada da South Summit só comprova e reforça isso”, disse o governador.

Concluir as tratativas da realização de uma edição da feira em Porto Alegre era o principal objetivo da missão governamental internacional do governo do Estado, que começou no sábado (2) e se encerra no próximo sábado (9). Depois de três dias em Madri, Leite segue nesta quarta (6) para Barcelona, também na Espanha e, na quinta (7), para Toulouse, no sul da França.

De acordo com o prefeito Sebastião Melo, a chegada da South Summit ao Brasil marca a cooperação entre os dois países. “A South Summit encontrará um ambiente muito favorável em Porto Alegre. Temos muito talento e um grande corpo de inovação, tecnologia e empreendimento. Além disso, tomamos a decisão de criar um ambiente amigável para a nova economia, reduzindo impostos, burocracia, a máquina pública e acelerando a abertura de novos negócios. Nossa cidade é acolhedora e conta com excelentes espaços de lazer, gastronomia, cultura e entretenimento. Ao lado do governo do Estado e das universidades, realizaremos uma edição histórica”, garantiu Melo.

A realização da feira em Porto Alegre faz parte da intenção do governo do Estado, com apoio da prefeitura da capital, de transformar o RS em uma referência em inovação, acelerando empreendimentos, ampliando a visibilidade e o networking internacional e criando uma ponte de colaboração e conexão entre o Brasil e a Europa.

No final de setembro, o governo do Estado anunciou o investimento de R$ 112,3 milhões no ecossistema de inovação, dentro do programa Avançar na Inovação. O projeto envolve editais para pesquisa, criação de ambientes férteis para a inovação e o desenvolvimento de novas tecnologias, sobretudo associando inovação e novos empreendimentos.

A South Summit é amplamente reconhecida como a plataforma global para inovação e conexões de alto valor. Sediada em Madri, estende a rede de conexão para o resto do mundo, sendo uma das principais conferências do Sul da Europa. O evento ocorre de 5 a 7 de outubro na capital espanhola.

Durante esse período são esperados 1,2 mil investidores, 6,8 mil startups e 6,77 mil empresas. Ao longo dos três dias, serão 650 painelistas de 124 países. A estimativa é de que cerca de US$ 130 bilhões sejam movimentados entre investimentos e acordos.

Botão Voltar ao topo