EventosNotíciasRio Grande do Sul

Noite festiva no Centro de Cultura Ordovás

A solenidade comemorativa aos 20 anos do Ordovás, nesta quinta-feira (7), foi marcada por discursos emocionados e saudosistas

A solenidade de abertura das comemorações do Centro de Cultura Ordovás contou com a presença de diversos nomes que ajudaram a alicerçar o local, que completa seu vigésimo aniversário, dia 9 de outubro. Além da presença do prefeito Adiló Didomenico, e da vice-prefeita Paula Ioris, prestigiaram o evento o presidente da Câmara de Vereadores, Velocino Uez, os vereadores Denise Pessôa, Estela Balardin, Renato Oliveira e Adriano Bressan, a secretária da Cultura, Aline Zilli, o secretário do Urbanismo, João Uez, o secretário de Obras, Norberto Soletti, a ex-secretária da Cultura, Rúbia Frizzo, o Patrono da 36ª Feira do Livro de Caxias do Sul, Dinarte Albuquerque Filho, o presidente da UAB, Valdir Walter, presidente e vice-presidente do Conselho Municipal de Política Cultural de Caxias do Sul (CMPC), Florencia Del Carmen Nieto e Darlan Gebing Scheid e também a classe artística e frequentadores.

Durante seu discurso, o prefeito Adiló Didomenico, destacou: “Nós queremos que a cultura volte a pulsar novamente em Caxias do Sul, que já foi a capital da cultura. Através do estudo, da educação, da formação, podemos criar gênios, mas é através da cultura que nós vamos conseguir ir nas profundezas da sensibilidade e do conhecimento. Essa casa pulsa arte, esse local é abençoado, tem uma história.”

Conforme a secretária Municipal da Cultura, Aline Zilli, “com certeza hoje é uma data muito marcante, muito especial para quem circula por esse espaço porque ele também trouxe vida, trouxe encontro, é um ponto onde a gente sabe que vamos ser acolhidos, enquanto artistas, público e sociedade. Grandes memórias foram formadas aqui nesses 20 anos, muitos projetos nasceram nas mesas do Zarabatana, muitos encontros nas galerias, nas áreas de dança, nos nossos espaços,” salienta.

Segundo a diretora do Ordovás, Natália Bianchi, o Centro de Cultura é berço de ideias, inventividade, arte e cultura, múltiplo por essência, de atmosfera única na cidade. “Lugar que reverbera a energia e o movimento do ato criador de pensadores, artistas, produtores e fazedores de cultura e que precisa ser olhado com carinho. O Ordovás precisa ser abraçado, depois de tempos áridos para a cultura, fica o desejo de recomeçar. De renascer entre as pedras que atravancaram nosso caminho e apesar desse tempo pandêmico, queremos respirar fundo, encher os pulmões de ar para voltar a pulsar. O Centro de Cultura Ordovás merece florescer,” ressaltou Natália.

A programação especial segue até o dia 10 de outubro. Todas as atividades têm entrada franca.

08/10/2021 – Sexta-feira
18h | Concerto Alma Brasileira com a Soprano Karina Dante.
18h30 às 19h30 | Abertura simbólica das exposições da Convocatória de Arte – Exposições 2021 na Galeria de Artes do Centro de Cultura com a exposição “camadatempo: desengavetando memórias” de Nilton Dondé com curadoria de Mara Galvani e continuação da visitação da exposição integrante da 15ª Primavera dos Museus – IBRAM: “Tempo[s]-Espaço[s]” com obras do AMARP e Acervo do Clube de Gravuras do Campus 8 da UCS, com a curadoria de Mara Galvani e Gelson Soares, na Sala de Exposições.
21h | Show Compadrio com Lazaro Nascimento e Rafael De Boni. 22h | Show Beto e Suas Máquinas com Beto Scopel.

09/10/2021 – Sábado
15h30 | Apresentação da Cia. Municipal de Dança – Performance “Carnival Parade – A arte pede passagem”
16h às 19h | Apresentação dos Grupos de Câmara da Orquestra Municipal de Sopros de Caxias do Sul.
19h30 | Exibição do Fime “Alice e o Prefeito” e após sessão comentada com Tríssia Ordovás Sartori e Marcelo Wasserman – Mediação: Gilmar Marcilio.
10/10/2021 – Domingo 18h | Apresentação do Coro Municipal.

Botão Voltar ao topo