NotíciasRio Grande do Sul

Ponto de Safra promove doação de alimentos

Ação, que será realizada na semana que vem integra a programação do Dia Mundial da Alimentação (16/10), em Caxias do Sul

A Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Caxias do Sul (SMAPA) promove até 16 de outubro várias atividades alusivas ao Dia Mundial da Alimentação. Nesta sexta-feira (08/10), agricultores e consumidores do Ponto de Safra foram convidados a doar alimentos na edição da próxima semana. As doações, de qualquer gênero alimentício, serão destinadas ao Banco de Alimentos.

Desde cedo, técnicos da SMAPA distribuíram folhetos da campanha nos Pontos de Safra da Praça Dante e Moreira César. O material contém a seguinte mensagem: “O Ponto de Safra convida a doar qualquer alimento, sexta-feira da semana que vem, dia 15/10, quando o Banco de Alimentos estará presente, arrecadando donativos para amenizar a fome de muitas famílias”.

Fotos Alexandra Baldisserotto /PMCS

Neste ano, o tema escolhido para a data pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) é “Nossas ações são nosso futuro: melhor produção, melhor nutrição, melhor ambiente e melhor qualidade de vida”. A FAO quer estimular transformações em sistemas agroalimentares mais eficientes, inclusivos e sustentáveis, limitando os impactos ambientais e climáticos.

“O tema chama atenção para o fato de cada um de nós ter um papel a cumprir. Ao longo da pandemia, estamos vendo o quanto se agravou a situação de muitas famílias que já enfrentavam dificuldades”, lembra o titular da SMAPA, Rudimar Menegotto. Segundo ele, a atuação do Banco de Alimentos, e principalmente a solidariedade dos caxienses, foram imprescindíveis para minimizar o sofrimento de muitas pessoas.

A programação alusiva também terá uma tarde de atividades no dia 14 de outubro, junto à Ceasa Serra, com a participação de agricultores, convidados, empresas e entidades parceiras. “O objetivo é agradecer às instituições e voluntários que vêm auxiliando o Banco de Alimentos”, explica o diretor da instituição, Edson da Rosa.

No sábado, haverá uma troca de sementes crioulas e mudas na Feira Ecológica, das 9h30min às 11h. A atividade é promovida pelo Slow Food Comunidade Pérola das Colônias e Curso de Gastronomia da UCS, com parcerias da SMAPA, Feira Ecológica e Escola Família Agrícola (Aefa Serra).

DIA DAS CRIANÇAS

Na segunda-feira (11/10), ocorre uma atividade do Banco de Refeições Coletivas em parceria com a Unimed, beneficiando um grupo da Associação Criança e Adolescente no Esporte Beltrão de Queiroz (CAE). Com presença de palhaço e brincadeiras, serão entregues almoços para as crianças por volta das 11h30min, na sede da entidade.

Outro almoço especial está programado para dia 15/10 (sexta-feira), quando o Restaurante Popular vai trocar o cardápio tradicional por um Xis Especial, com receitas nutritivas e de aproveitamento. Além de atender ao público diário do Restaurante, as refeições serão destinadas a moradores do Reolon, Campos da Serra, Canyon, Mariani, Vila Esperança e Esplanada.

Botão Voltar ao topo