Neste sábado, 54 famílias do Núcleo Floresta II iniciaram o processo de recadastramento para a regularização fundiária de seus terrenos. O secretário de Urbanismo, João Uez, responsável pelo processo de regularização, destacou o trabalho da comunidade que contratou uma empresa para fazer levantamentos topográficos e urbanísticos dos lotes, organizando o processo, etc.
“Essa responsabilidade é do poder público. Porém, temos 135 áreas a serem regularizadas. Assim, a comunidade aqui se organizou para agilizar o processo”, explicou.
Uez revelou que um novo avanço da legislação ocorre a partir do Floresta II. Além da regularização do terreno, proprietários que têm imóveis de apenas um pavimento e até 70 metros quadrados já terão a edificação regularizada também. Para imóveis maiores, a orientação é procurar o programa Caxias Legal.
A presidente do Núcleo Floresta II, Lucimara Wosniak, conhecida como Mara, comemorou o momento. “Isso (a regularização) é um pedido que temos há muito tempo, e esse processo esteve parado em outras gestões. Agora finalmente está andando e logo teremos o papel na mão”, afirmou, referindo-se à matrícula dos terrenos.
Em sua fala, o prefeito Adiló Didomenico disse que, como muitos moradores do Floresta II, veio há muito tempo para Caxias, em busca de uma vida melhor. E o objetivo do poder público é fazer o melhor trabalho possível para essas pessoas.
“Queremos prestar o melhor serviço no menor tempo possível. Em, no máximo, um ano, voltaremos aqui entregar os documentos, para o seu Ademar (que cedeu a casa para o ato), para a Mara, e todos os moradores que estão aqui. Destaco também o trabalho das equipes das secretarias que estão aqui hoje, é um gesto de amor pela comunidade”, concluiu.
Também estiveram presentes no ato de cadastramento os deputados estaduais Neri, O Carteiro, e Carlos Búrigo, o presidente da Câmara de Vereadores, Velocino Uez, os secretários de Trânsito, Transporte e Mobilidade, Alfonso Willenbring Júnior, de Obras, Norberto Soletti, de Habitação, Giovani Fontana, o chefe de Gabinete Cristiano Becker da Silva, o vereador Renato Oliveira e o presidente da União das Associações de Bairros (UAB), Valdir Valter.
Ao final de sua fala, o secretário João Uez anunciou que a próxima área a fazer o cadastramento é o Centenário. É uma das maiores, com aproximadamente 550 famílias. O Centenário tem um processo de regularização fundiária na prefeitura há mais de 30 anos.