EmpregoNotíciasRio Grande do Sul

Fórum Luz, Cor e Flor trouxe iniciativas de cidadãos e entidades

Evento também deu início ao próximo ciclo nos bairros, que será no Centro

Cinco cases foram apresentados no Fórum Luz, Cor e Flor de Boas Práticas, realizado na manhã deste sábado (23.10), no Teatro Pedro Parenti. As apresentações trouxeram experiências de cidadãos e entidades que tiveram iniciativa de fazer a sua parte, seja com seu trabalho ou com atuações voluntárias, para cuidar do meio ambiente e da cidade.

Participaram a Cooperativa Paz e Bem, que é uma reciclagem do bairro Belo Horizonte; a Compostaggio, empresa de produção de composteiras que incentiva a reutilização de resíduos orgânicos; o movimento Caxias Lixo Zero, que faz coletas e destina corretamente os resíduos a serem reciclados e faz a sensibilização da comunidade; o Simplas, que apresentou o case do Plástico do Bem; e o grupo Eco Vida Villagio, que reúne a comunidade para ações de limpeza no bairro, ações sociais e também trabalha a conscientização nas comunidades. Além deles, a Secretaria do Meio Ambiente lançou um vídeo sobre separação de lixo e a vice-prefeita Paula Ioris fez uma apresentação sobre o programa e dados coletados até hoje, tanto de problemas quanto resultados.

Os painelistas apresentaram também dificuldades. A separação correta do lixo é a principal delas, apontada em quase todas as apresentações. É unânime a preocupação em reforçar a educação da população em separar o lixo corretamente.

“É impressionante a qualidade das apresentações, o quanto aprendemos no dia de hoje. E destaco o alerta sobre o quanto precisamos trabalhar nossa conscientização e responsabilidade como cidadãos”, ressalta a vice-prefeita, Paula Ioris.

Também estiveram presentes no Fórum os secretários de Meio Ambiente, João Osório Martins, do Esporte e Lazer, Gabriel Citton, da Educação, Sandra Negrini, de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, Elvio Gianni, a presidente da Codeca, Helen Machado, o coordenador do Procon, Jair Zauza, os vereadores Marisol Santos e Gilfredo de Camillis, entidades, as equipes da prefeitura, representantes de administradoras de condomínios, representantes de associações de bairros e comunidade em geral.

Novo ciclo dos bairros será no Centro

Durante o fórum, a vice-prefeita anunciou que o novo ciclo que será realizado no Centro.

“Iniciamos nos bairros, e agora precisamos nos direcionar para o Centro, primeiro porque o Centro também precisa, e porque teremos em breve a Feira do Livro, as festas de fim de ano e a Festa da Uva. A cidade tem que estar preparada”, explica.

O prefeito Adiló Didomenico ressaltou a satisfação das comunidades onde o Luz, Cor e Flor já passou. “Conseguimos a perfeição? Está como queremos? Ainda não, mas melhorou muito. Nos bairros que já passamos com o Programa, temos o reconhecimento da comunidade”, resumiu.

No bairro Centro, o bota-fora será dia 29 de outubro e a comunidade será comunicada do roteiro. Neste sábado também ocorre o encerramento do ciclo no bairro Planalto.

Dados

  • Caxias tem hoje 1.200 lixões cadastrados
  • São coletadas diariamente 430 toneladas de lixo, sendo 360t de lixo orgânico e 70t de seletivo
  • Entre outubro/20 e agosto/21 foram recolhidas 704 toneladas de descartes irregulares
  • Desde o início do Luz, Cor e Flor (em julho) , o Bota-Fora já recolheu 257 toneladas de materiais

Fonte: Codeca

Botão Voltar ao topo