Cidades do RSEventosRio Grande do SulVariedades

Nova Petrópolis apresenta atrações perfeitas para curtir o feriado da Proclamação da República

As opções de atividades ao ar livre ou em parques temáticos, acompanhadas de paradas para saborear a culinária local e acompanhar as atividades de Natal, fazem da cidade o lugar ideal para curtir dias de descanso e lazer na Serra Gaúcha

A beleza, segurança, cultura e clima tipicamente europeu de Nova Petrópolis, “A terra mais germânica da Serra Gaúcha”, fazem da cidade o lugar ideal para curtir os dias de folga do feriadão da Proclamação da República, dia 15 de novembro. Com atrações ao ar livre, ou em parques temáticos, momentos mais contemplativos, ou de esportes radicais, seguidos por paradas estratégicas para vivenciar um dos pontos altos da cultura alemã, a gastronomia com seus sabores típicos; todos os públicos se divertirão por aqui.

Nesse período os visitantes ainda poderão conferir a programação da Magia do Natal na Cidade dos Elfos, que oferece mais de 200 atrações, até 16 de janeiro de 2022. A programação está repleta de ações para todos os públicos, com destaque para o acendimento das luzes na Praça das Flores; as “Paradas dos Elfos” na Av. 15 de Novembro; o “Natal Descentralizado”, com atividades em diferentes pontos do Município; celebrações ecumênicas com o acendimento de velas nos “Domingos de Advento” e uma série de apresentações de música, dança, canto coral e teatro no palco da Rua Coberta. As atrações ocorrem de sexta-feira a domingo, na Rua Coberta e Praça das Flores. Em todos os dias da semana, às 20h, é realizado o espetáculo de som e luz “Brilha Nova Petrópolis”, com o acendimento das luzes. A programação completa da Magia do Natal na Cidade dos Elfos está disponível no site https://www.acinp.com.br/magiadonatalnp/.

No site https://novapetropolisturismo.com.br, um grande portal de informações turísticas da cidade, é possível encontrar dicas de passeios, hospedagem, gastronomia, locomoção e compras na cidade. Informações sobre a história da cidade, cultura e novidades, instigam a curiosidade dos turistas para conhecerem de perto o município que tem na tradição da cultura dos imigrantes alemães, seu bem mais precioso.

| Fotos: Mauro Stoffel

Para visitantes que desejam conhecer esse lugar encantador, preparamos um guia com sugestões. Confira abaixo:

Sábado

Manhã: Que tal conhecer a cidade com um passeio ao ar livre na avenida central? Na Avenida 15 de Novembro estão as principais lojas de malhas, couros, artesanatos e restaurantes. Ao longo dela, você passará pelo Parque Aldeia do Imigrante, Praça das Flores e o Labirinto Verde. Dica: se você gosta de flores irá se encantar com os canteiros espalhados ao longo do trajeto. Os descendentes de alemães amam cuidar de jardim, por isso eles permanecem floridos o ano todo, com as flores de cada estação.

Almoço: Aqui nossa dica é o Restaurante Colina Verde, que fica numa região alta da cidade (a aproximadamente 3km do centro). Há 40 anos em atividade, o estabelecimento da família Schwantes é um local aconchegante com decoração tipicamente alemã, que tem comida típica regional com pratos da culinária alemã, italiana e gaúcha, que recebem preparo artesanal e tempero caseiro. E o melhor: Todos os pratos podem ser repetidos à vontade.

Tarde: A visita à Torre de Informações, também não pode faltar. A construção em estilo medieval, com 25 metros de altura, localizada no entroncamento da BR 116 com a RS 235, os visitantes têm a possibilidade de visualizar as belas paisagens da cidade. Outro lugar de tirar o fôlego é o Ninho das Águias. Ponto de encontro de apreciadores de esportes radicais, o local reúne praticantes de paraglider e voo livre, com aqueles que preferem só levar a cesta de piquenique para curtir a vista panorâmica de 270º da região e do Vale do Caí.

Jantar: Encerramos o passeio com a Noite Alemã, no Restaurante Torquês. No prédio histórico, de amplo e aconchegante ambiente, a tradição no ramo gastronômico é uma herança familiar, passada de geração para geração, desde 1982. Aqui, o visitante terá um jantar com 130 variedades do melhor da culinária alemã acompanhado de um delicioso café colonial. Para abrilhantar a noite, os clientes assistem as apresentações da Bandinha Típica e do Grupo de Danças Folclóricas local.

Às 20h, acontece espetáculo de som e luz “Brilha Nova Petrópolis”, seguido da atração “Aventura de Natal”, às 20h30min.

Domingo

Manhã: A partir das 9h30, já é possível visitar o Esculturas Parque Pedras do Silêncio, onde a história da imigração germânica é contada por meio de esculturas. As mais de 80 obras, fabricadas em arenito, estão ao longo do trajeto de 400 metros em meio a natureza. O passeio é autoguiado, permitindo que cada um possa fazer a visita no tempo que achar necessário.

Almoço: Próximo ao Esculturas Parque Pedras do Silêncio, fica o Restaurante Wazlawick. De arquitetura rústica imponente, com ambiente tranquilo e aconchegante, o local é uma excelente opção para almoços, happy hours, jantares familiares ou românticos. Entre as opções de pratos estão o rodízio à inglesa de massas, filés e risotos, entre outras delícias.

Tarde: Para os apaixonados pelo mundo cervejeiro, a Cervejaria Edelbrau é parada obrigatória. O local é a realização do sonho de dois amigos que uniram a tecnologia com o melhor da tradição alemã, para se tornarem um dos pioneiros na região, na elaboração da cerveja artesanal. A Experiência Edelbraumexe com todos os sentidos dos visitantes. Do lúpulo à produção, o espaço proporciona uma viagem nos aromas dos ingredientes, nas texturas, nas histórias e nos sabores dos diversos estilos da bebida.

Jantar: Localizado na entrada da cidade, com arquitetura e decoração tipicamente alemã, o Restaurante Unser Haus tem nas paredes decoradas de pertences da família proprietária, um pouco da história e costumes dos antigos moradores do município. O fogão à lenha posicionado estrategicamente no salão, prepara o melhor da gastronomia, sabores e lembranças destes verdadeiros banquetes. À noite o local ganha um clima todo especial com a sequência de fondue de queijo, carne na pedra e chocolate artesanal.

Às 20h, os visitantes podem conferir o espetáculo de som e luz “Brilha Nova Petrópolis”.

| Fotos: Jey Heydt

Segunda-feira

Manhã: Após um jantar farto a manhã seguinte pede um passeio tranquilo para conhecer alguns dos pontos turísticos mais visitados da cidade. Na Praça das Flores, localizado bem no centro de Nova Petrópolis, os canteiros floridos e os bancos são um convite para descansar e apreciar a movimentação de quem passa por lá. Com sorte, você poderá assistir apresentações musicais e artísticas que acontecem com frequência. Ali também está Monumento ao Cooperativismo, que simboliza a essência dos ideais cooperativistas, tão valorizados pelo povo alemão: trabalho, união e força cooperativa. No local ainda fica o famoso Labirinto Verde, que é um convite para esquecer da rotina e brincar com a família e amigos em meio aos arbustos.

Almoço: Tal qual uma típica cantina italiana, a fachada nas cores verde, vermelha e branca, não negam as raízes do Galeto Picollo Pollo. Localizado na Avenida 15 de Novembro, com vista panorâmica, o restaurante dispõe de rodízio de comida italiana, com destaque para as especialidades o Galeto ao Primo Canto e o tortéi ao molho quatro queijos, servido à mesa.

Tarde: Atração imperdível de Nova Petrópolis, o Parque Aldeia do Imigrante reúne em 10 hectares a história dos imigrantes alemães que colonizaram a região. Ele é dividido em duas partes principais: a Aldeia Histórica (no coração do Parque, tem construções com mais de 100 anos, no estilo enxaimel) e a Aldeia Bávara (com comércios, espaço de alimentação e um coreto para apresentações culturais). O lugar garante momentos de lazer e diversão para toda a família, com possibilidade de passeios no pedalinho, ciclovia, foto à moda antiga, ou até mesmo, uma parada para descansar e apreciar a natureza.

Final de tarde: Para encerrar a visita nada melhor do que um delicioso Café Colonial, especialidade da culinária alemã. No Recanto dos Plátanos, Sabor do Campo, Serra Verde, Kaffeehaus, e Opa’s o visitante poderá se deliciar com a mesa farta de pães, bolos, tortas, salgados, frios, bebidas e sobremesas, que enchem os olhos e o coração, que ficam com sentimento de querer voltar.

Botão Voltar ao topo